Sessões do Planetário da Estação Cabo Branco voltam ao horário habitual após fim das férias

Por Marília Mesquita - em 238

Observar os astros e estrelas do Sistema Solar dentro de uma abóboda inflável – este é o Planetário da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, que hoje, é uma das atrações mais procuradas pelo público que visita o local, no bairro do Altiplano.

O equipamento funciona na Sala de Práticas da Estação das Artes – anexo da Estação Cabo Branco, e a capacidade máxima, por sessão, é de 15 pessoas. As sessões acontecem de terça a domingo, em quatro horários: 10h30 e 11h30 (pela manhã) e 15h e 16h (pela tarde). Neste mês de janeiro, as sessões foram abertas ao público todos os dias. A partir do mês de fevereiro, com a volta do período escolar, as sessões das terças e quintas-feiras voltarão a ser restritas às escolas previamente agendadas.

O Planetário da Estação Cabo Branco consiste na exibição do filme “Filhos do Sol”, que oferece um passeio pelo sistema planetário focando na composição da atmosfera terrestre, além da visão das estrelas e do Sol. O filme apresenta também as particularidades de cada planeta no tocante às dimensões e condições atmosféricas, além de outros astros que orbitam no espaço celeste de cada um. A duração do filme é de cerca de 23 minutos.

As sessões do Planetário iniciam pontualmente nos horários estabelecidos, ficando impossibilitada a entrada do visitante após o fechamento da abóboda. Em casos de haver mais de 15 pessoas para assistir a sessão, elas serão deslocadas para a fila de espera para a próxima sessão.

A escola que desejar fazer o agendamento de uma turma escolar para participar do Planetário (bem como as outras oficinas da casa), basta ligar para (83) 3214-8303. O agendamento escolar tem o limite de 50 pessoas por turma, onde os alunos serão divididos em grupos para participar das atividades da casa, inclusive o Planetário.

O horário de visitação da Estação Cabo Branco é de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. O visitante não paga nada para prestigiar exposições, participar de oficinas e do Planetário.