Setransp capacita comissão organizadora da Conferência sobre Transparência

Por - em 19

A Secretaria da Transparência Pública promove neste sábado (22), das 9h às 17h, na escola municipal Aruanda, no bairro dos Bancários uma capacitação sobre a metodologia da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial).

A oficina será direcionada para a comissão organizadora da Consocial (representantes da sociedade civil, conselhos de políticas públicas e do governo municipal) e as equipes da Ouvidoria e do Orçamento Democrático. A atividade será ministrada pelo auditor fiscal da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva.

Conforme explicou a coordenadora geral da comissão da Consocial do município, Liliane Belarmino, a metodologia proposta pela CGU para a Consocial é diferente das realizadas pelas demais Conferências. “Através desta capacitação, vamos demonstrar de forma objetiva aos membros da Comissão Organizadora Municipal a proposta metodológica disseminada pela Controladoria Geral da União, para fins de discussão e esclarecimento de dúvidas, buscando harmonizar os entendimentos para que a Conferência seja desenvolvida de forma ordenada, objetiva e com resultados efetivos”, explicou Liliane.

Na capacitação, os participantes vão vivenciar a eleição de delegados para a Conferência Estadual e a elaboração das propostas/diretrizes que deverão ser apresentadas para compor o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social será realizada de 25 a 27 de novembro no Espaço Cultural José Lins do Rego.