Setur cadastra restaurantes para o ‘Caminhos do Sabor’

Por - em 23

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) está cadastrando empresários do ramo de restaurantes interessados em participar do programa ‘Caminhos do Sabor – A união faz o destino’, do Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O objetivo é aumentar, de maneira saudável, a competitividade desses estabelecimentos como forma de desenvolvimento turístico. Trinta vagas estão sendo oferecidas.

O secretário de Turismo da Capital, Elzário Junior, ressalta a importância do programa, observando que os empresários têm a oportunidade de receber o treinamento e a qualificação. As inscrições, que são gratuitas, seguem até o dia 15 deste mês. Os interessados devem procurar a Abrasel (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 222, sala 11, Shopping Center Domimar, Tambaú). Para participar é necessário que o empreendimento esteja localizado na faixa litorânea.

O programa é realizado em 20 cidades do País. Em João Pessoa, restaurantes localizados na orla, bem como na região do Baixo Tambaú, foram selecionados e a Setur estimula para que todos participem do programa. O ‘Caminhos do Sabor’ quer aumentar a competitividade de um destino turístico a partir de investimentos no setor de alimentação.

O cronograma de atividades inclui amostra de indicadores financeiros, avaliação de negócio, consultoria, treinamento, qualificação empresarial, planejamento, qualificação do atendimento e plano de segurança alimentar. Todas estas ações devem acontecer com a aplicação de consultoria e treinamento nas áreas de segurança de alimentos. Os restaurantes participantes receberão, no final do programa, cardápios em inglês e espanhol para garçons. O objetivo é que os profissionais prestem serviços com mais eficiência.

O programa vem sendo desenvolvido em cinco etapas. A primeira delas foi uma pesquisa que observou o bom atendimento, a higiene aliada à limpeza, e a localização dos estabelecimentos como os principais critérios para a escolha do restaurante. Outro ponto foi o estudo que revelou que turistas alimentam-se em restaurantes de duas a cinco vezes por dia, no período em que estão visitando a cidade. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones 3218-9852 e 3247-3549.