Setur participa de encontro nacional de gestores em Brasília

Por - em 21

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Secretaria de Turismo (Setur), vai participar do IV Encontro Nacional dos Secretários Executivos dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, nesta quinta-feira (9), na sede da Embratur, em Brasília (DF). Durante o evento, o secretário municipal Elzário Pereira vai falar sobre a experiência da atual gestão na realização do Inventário da Oferta Turística seguindo a metodologia proposta pelo Ministério do Turismo (MTur). A Capital paraibana foi o primeiro município brasileiro a adotar a metodologia.

Elzário Pereira informa que o IV Encontro será uma oportunidade para que a Capital sirva de espelho para gestores turísticos de vários lugares do Brasil.  Isso revela o sucesso da nossa iniciativa. Estaremos apresentando um exemplo pra o Brasil, além de ser uma forma de mostrar que a PMJP tem uma gestão municipal que utiliza políticas públicas em parceria com o Ministério do Turismo, pontuou o secretário. O tema da palestra será “Caso de Sucesso da Inventariação da Oferta Turística”.

O trabalho de Inventário da Oferta Turística de João Pessoa indica uma relação de hotéis e restaurantes, agências de turismo e inclui dados relativos a instituições de ensino, bens culturais e segurança pública. Todas as informações servem como um mapeamento de equipamentos e serviços que podem influenciar na atividade turística.

Metodologia – A pesquisa  foi concluída em agosto de 2009 e contou com a participação de 150 estudantes de Turismo, sob a coordenação de professores universitários e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Na cidade foram identificadas, por exemplo, 24 atrativos naturais na capital paraibana, entre praias, falésias, rios e parques naturais. Ao todo, foram preenchidos mais de 3,9 mil formulários no Inventário Turístico.
Os dados deverão ser armazenados e atualizados periodicamente no Invtur, que é um banco com informações detalhadas acerca da oferta turística do município. As informações poderão ser acessadas tanto pelo Poder Público, em suas diferentes instâncias, quanto pela sociedade civil, de forma sistematizada e hierarquizada e de acordo com os interesses de cada um.

Para saber mais sobre o Inventário da Oferta Turística ou fazer um download dos manuais e formulários de pesquisa de campo, basta acessar o endereço eletrônico: http://www.turismo.gov.br/mtur/opencms/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/07inventariacao_oferta.html.