Setur realiza curso sobre preservação de recifes de corais na orla paraibana

Por - em 32

A Secretaria Executiva de Turismo (Setur) da Prefeitura de João Pessoa realiza nesta quarta-feira (22), no Hotel Hardman, a partir das 8h, o curso para multiplicadores locais sobre a ‘Campanha Conduta Consciente em Ambientes Recifais’. O objetivo é promover a informação sobre a importância da conservação dos recifes de corais paraibanos.

O curso será ministrado por técnicos do Ministério do Meio Ambiente e terá a participação dos integrantes da Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba (APETP), professores, estudantes, agentes de turismo, operadoras de mergulho, professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representantes da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Polícia Florestal. Todos irão servir como agentes multiplicadores dos cuidados necessários à preservação do meio ambiente.

O curso acontece em dois turnos: durante a manhã serão abordados temas como ecologia, ecossistema e Sistema Nacional de Unidades de Conservação e Áreas Marinhas Protegidas. À tarde, os debates envolverão assuntos como monitoramento dos recifais de coral do Brasil e sensibilização dos visitantes.

A necessidade de realizar esse tipo de curso surgiu quando a Setur fez uma pesquisa com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e identificou que o fluxo de pessoas, principalmente em Picãozinho, está acima da capacidade suportada pelo local. Daí a necessidade de que sejam repassadas orientações de uso consciente do local.