Setur recebe inscrições, até sexta, para a ‘Caminhadas na Natureza’

Por - em 19

Começaram as inscrições para quem deseja participar da ‘Caminhadas na Natureza’ que faz parte do calendário nacional do circuito ‘Anda Brasil’ e será realizada no próximo sábado, dia 5 de setembro, em João Pessoa. Os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente, enviando uma correspondência eletrônica (email) para a Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O endereço é setur@joaopessoa.pb.gov.br.

Quem desejar ir pessoalmente até a Setur deve se dirigir ao Parquen Solon de Lucena, número 216, no Centro. Outra opção é fazer a inscrição no dia da caminhada, no Sesc-Gravatá, no Valentina Figueiredo. Os que se inscreverem antecipadamente até a sexta-feira (4) irão ganhar uma camiseta, desde que a use na hora da atividade. 
Esse ano, a caminhada está sendo organizada pela ‘Associação Anda Brasil’ em conjunto com as Secretarias de Turismo (Setur) e da Saúde (SMS) de João Pessoa, através do projeto ‘Vida Saudável’, que estimula a prática de atividades físicas. O percurso será de 10 km pelo Vale do Gramame, com saída às 8h, do Sesc Gravatá.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Junior, além de estimular a prática de atividades físicas, os novos roteiros são mais um atrativo turístico que a cidade oferece. Ele explica que a caminhada é realizada na zona rural de João Pessoa. “O turismo na Capital não está resumido a sol e mar, também temos muita história e áreas verdes que podem ser potencializadas”, comenta.

O Vale do Gramame é formado pelas comunidades Mituaçu, Gramame e Engenho Velho. A prática dessas caminhadas e sua divulgação podem consolidar um produto turístico marcado pela tipicidade, proporcionando a concretização da marca no mercado interno e a inserção efetiva do destino no cenário turístico nacional.

As caminhadas – As ‘Caminhadas da Natureza’ são marchas populares realizadas mundialmente pela Federação Internacional de Esportes Populares. No Brasil, elas são organizadas pela ONG ‘Anda Brasil’ e, em João Pessoa, o evento acontece pelo terceiro ano consecutivo, com a participação da Secretaria de Turismo do Município (Setur) e da Escola Viva Olho do Tempo (Evot).

As trilhas são em formato circular com percurso de 10 quilômetros, com sinalização oficial internacional e não têm caráter competitivo. Ao final do percurso o participante recebe um certificado de participação no circuito.
Ao longo da caminhada, os participantes conhecerão paisagens características do meio rural, como os rios e a vegetação, especialmente os fragmentos de Mata Atlântica. Artesanato, música e gastronomia também serão apresentados durante um almoço típico servido aos que optarem por isso. Os agricultores vão disponibilizar parte da produção orgânica local para comercialização no início e término da caminhada.