Sexta edição do projeto ‘Por do Sol no Globo’ debate a fotografia paraibana

Por Felipe Silveira - em 599

O Hotel Globo vai sediar mais uma edição do projeto ‘Pôr do Sol no Globo’, promovido pela confraria Sol das Letras e pela Coordenadoria do Patrimônio Artístico e Cultural de João Pessoa (Copac), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A sexta edição do evento, que vai acontecer a partir das 16h, na varanda do hotel, nesta quinta (18) e será aberta ao público, traz o tema ‘A fotografia como documento histórico’.

Com mediação de Rui Leitão (Copac) e Hélder Moura (Sol das Letras), a 6ª edição do Pôr do sol no Globo conta com a participação dos convidados Dalvacir Gomes e Maura Fernandes e dos fotógrafos Guy Joseph e Antônio David, que serão os principais debatedores do evento. Além disso, haverá um show do cantor Thiago Ramalho.

“Vamos discutir um tema de fundamental importância para o patrimônio artístico de João Pessoa, que é a fotografia. É através dela que fica registrada a história da cidade e, também, a cultura do povo. Sem falar que será num dos mais bonitos espaços da nossa Capital, que é o Hotel Globo”, afirmou o coordenador do Copac, Rui Leitão.

Os organizadores destacam que, além de estimular uma maior convivência entre escritores, leitores, editores e produtores culturais, o evento também tem o objetivo de promover o fomento e preservação do Centro Histórico de João Pessoa.

O programa segue com a exposição “João Pessoa – ontem e hoje”, organizada pelo Grupo Paraibano de Fotografia e apresentação do projeto FPB/Guia JP sobre o centro histórico de João Pessoa, com fala do professor Kleyber Dantas.

Hotel Globo – Desde que a reforma do Hotel Globo foi concluída, em agosto deste ano, o local se tornou um espaço de promoção da cultura paraibana, com exposições, eventos literários e apresentações musicais. O espaço também abrigou campeonato de xadrez e tem atraído, diariamente, centenas de turistas.

O Pôr do Sol no Globo também tem o apoio cultural da Livraria do Luiz, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Academia Paraibana de Letras (APL), Agenda Viva, Divulga Escritor e Café São Braz.