Shopping do Varadouro faz primeiro ano nesta quarta-feira

Por - em 18

O Centro de Comércio e Serviços do Varadouro (CCSV), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), completa seu primeiro ano de funcionamento nesta quarta-feira (23), mas são os comerciantes que comemoram a construção do lugar. Inaugurado com a capacidade para atender aproximadamente 600 profissionais, o CCSV se transformou num dos shoppings populares mais lembrados pelos consumidores devido à variedade de produtos oferecidos. O local está recebendo pintura para celebrar a data numa solenidade que ocorre a partir das 11h, na Praça de Alimentação.

“A minha vida melhorou muito depois desse lugar”, comemora o comerciante Manoel de Oliveira. Ambulante há quase 30 anos, ele lembra a época em que vivia se escondendo do sol e da chuva. “Era difícil. Vivíamos na poeira, mas agora temos a estrutura de um shopping”, ressalta o vendedor de materiais diversos. A mesma opinião é compartilhada pela comerciante Marinêz do Nascimento, ou dona Mara, como é conhecida. “Trabalhava na Rua Padre Azevedo sem nenhuma condição, agora posso vender minhas confecções aqui”, diz.

A ampla estrutura do Centro de Comércio oferece 610 boxes onde estão instalados 436 comerciantes cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que dispõe de outras 174 vagas. No local o consumidor encontra itens variados como roupas, calçados, acessórios, ótica, equipamentos eletrônicos e alimentos. “É um local com a estrutura pensada para atender os comerciantes, diferente da situação que eles viviam nas ruas da cidade”, afirma o secretário da Sedurb, Lucius Fabiani.

Clientes aprovam – Para os consumidores acostumados a fazer suas compras no Centro da Capital, o CCSV é a opção mais viável. “Antes eles ficavam nas ruas e era difícil conseguir comprar com a bagunça. Agora está tudo mais organizado e limpo”, avalia a dona de casa Rita Gonçalo, moradora de Bayeux, município da Grande João Pessoa. A auxiliar de serviço Ana Michele Souza também aprova a estrutura do local. “Podemos comprar e depois fazer um lanche aqui mesmo”, acrescenta.

Estrutura – Com uma área total de 5.563 metros quadrados coberta, os boxes estão distribuídos em dois pavimentos, sendo 368 no térreo e 242 no primeiro andar. O CCSV tem espaço para uma casa lotérica, lanchonetes e banheiros e dispõe de praça de alimentação com 40 boxes, além de um salão de beleza. O equipamento fica nas imediações do Terminal Rodoviário e do Terminal de Integração, por onde transita um grande fluxo de pessoas. No local também funciona uma moderna Estação Digital para comerciantes e clientes acessarem a Internet.

Investimento – Inaugurado em março de 2010, o Centro de Comércio e Serviços do Varadouro, fica localizado na Rua Maciel Pinheiro, número 548, esquina com Padre Azevedo. A construção recebeu um investimento de R$ 2.277.731,71 e teve como principal objetivo fixar os ambulantes que antes ocupavam as ruas e calçadas do Centro da cidade, deixando livres os espaços públicos destinados aos pedestres.