Shows e arte na inauguração da Estação Cabo Branco, dia 3

Por - em 26

Cinco horas de atividades artísticas e solenidades oficiais vão marcar a inauguração da Estação Cabo Branco, na próxima quinta-feira (3). Com a presença do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), o evento começará por volta das 17h. A festividade será aberta à população, que contará ainda com quatro telões instalados estrategicamente no ambiente externo do complexo, focalizando todos os detalhes da programação. Entre as atrações estão a Orquestra de Câmara de João Pessoa, que acompanhará a cantora Eleonora Falcone, e um show de Beto Guedes.

O show do cantor e compositor Beto Guedes está previsto para começar por volta das 22h, no estacionamento da Estação Ciência. Mas antes o público terá acesso a uma série de atividades. A Banda 5 de Agosto, da Prefeitura Municipal (PMJP), executará as primeiras notas da festa, por volta das 17h, no anfiteatro.

Folguedos e telões – Às 17h30, a Guarda Municipal vai recepcionar no mesmo local as autoridades convidadas para o evento. Na ocasião, também haverá a participação de alguns folguedos da expressão popular local. Entre eles estarão os grupos vencedores do Festival de Quadrilhas do Arraial do Varadouro deste ano, organizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), mais um grupo de danças afro-brasileiras.

A PMJP também vai disponibilizar quatro telões instalados em pontos estratégicos da área externa da Estação Cabo Branco. Desta forma, a população poderá acompanhar os detalhes das atividades que vão compor a inauguração do complexo. Também haverá tendas padronizadas de comerciantes nas imediações do anfiteatro, para vendas de alimentos.

Por volta das 18h30 começam as atividades do prédio do auditório, reservado para 500 convidados. No local, acontecerá primeiramente um show da Orquestra de Câmara de João Pessoa com a cantora Eleonora Falcone. É essa parceria que executará, por exemplo, o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, haverá a formação da mesa das autoridades, com vistas à solenidade oficial de inauguração da Estação Ciência.

Painel – Uma vez terminada a solenidade oficial, as autoridades e convidados seguirão para o hall de entrada do auditório, para a inauguração do painel ‘O Reinado do Sol’, do artista plástico Flávio Tavares, que pintou o quadro especialmente para a Estação Ciência. Na seqüência, será feita uma referência ao xilógrafo José Costa Leite, cujo trabalho ‘Cavalo Marinho’ está registrado na lateral externa oeste do prédio. Depois, será a vez do descerramento da placa em frente ao edifício, seguida de uma queima de fogos.

Corte da fita e exposições – Quando terminar as atividades do auditório, as autoridades seguirão para a rampa do bloco da torre, onde haverá o corte simbólico da fita de inauguração do espaço. Em seguida, será concedida uma coletiva aos jornalistas credenciados, com a participação do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), na Sala de Imprensa do prédio.

Ainda na torre, as autoridades visitarão na primeira laje uma exposição sobre a cena artística contemporânea da Paraíba. A mostra será formada por trabalhos de 36 artistas plásticos, ceramistas e fotógrafos, convidados pelo curador e crítico de artes, Eudes Rocha, responsável pela iniciativa.

Na segunda laje, as autoridades vão conferir três outras exposições. Uma delas trata da evolução da obra Estação Cabo Branco, desde a pedra fundamental até a conclusão do empreendimento. O trabalho é assinado pelos fotógrafos José Marques, Edgley Delgado e Luiz Vaz. A segunda mostra é sobre o passo a passo da criação de ‘O Reinado do Sol’, pintada por Flávio Tavares, e registrada pelas lentes de Antônio David. Já a terceira delas faz referência à xilogravura ‘Cavalo Marinho’, de José Costa Leite.

Pessoal de apoio – Para garantir a tranqüilidade no entorno e no local da festa, a Prefeitura de João Pessoa está contando com o apoio da Guarda Municipal e de segurança privada, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur ) também vão compor a força-tarefa.

Cerca de 100 monitores vão orientar os visitantes nos ambientes das exposições. No dia da inauguração, serão disponibilizadas linhas de ônibus especiais desde a tarde. A organização do evento vai reservar espaço nas proximidades da Estação Ciência, que servirá de estacionamento para quem preferir ir ao complexo de carro.