Sine fecha nesta semana para implantação de novo programa

Por - em 22

Durante toda esta semana o Sine-JP (Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa) vai estar fechado para atualização do sistema de informática. As atividades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira, dia 5 de julho, sempre das 8h às 17h.
Com a implantação do novo sistema, gerenciado pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), será possível, por exemplo, o encaminhamento de mão-de-obra para vagas de trabalho em todo o território nacional e não apenas no local de residência do candidato. O sistema vai facilitar, também, a liberação do seguro-desemprego e permitirá que os empresários forneçam ao Ministério as informações de admissão e demissão pela internet.

João Pessoa é a primeira unidade do Sine no País a receber a novidade, que será implantada em todo o Brasil pelo Ministério do Trabalho. Depois de concluído na Capital, o trabalho será estendido ao resto do Estado. Até o final do próximo mês, todos órgãos da Paraíba que utilizam dados do Ministério já devem estar operando com o novo sistema. Em seguida, a implantação começará no restante do País. A mudança está sendo feita pela Dataprev, nova responsável pelos serviços de tecnologia da informação do Ministério do Trabalho, substituindo a Datamec.

De acordo com o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, com o novo sistema, os serviços de encaminhamento da mão-de-obra e do seguro-desemprego, desempenhados pelos Sines, ganharão em agilidade e segurança. “Ele fará com que a consulta de todos os dados possa ser feita pela internet”.

Ele explica que a base de dados passará a ser nacional e não mais local, permitindo que a oferta de vagas seja feita para todo o País. “E as próprias empresas vão poder entrar diretamente no sistema e cadastrar as vagas”.