Sine-JP completa um ano com captação de quase duas mil vagas

Por - em 29

O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) captou 1.979 vagas de trabalho de agosto do ano passado até este mês, quando completa um ano de atuação. Para comemorar o aniversário, funcionários do órgão participaram nesta sexta-feira (21) de um café da manhã, com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes; do secretário adjunto, Lucius Fabianni, e do coordenador do Sine-JP, Demócrito Medeiros.

Atualmente, o órgão possui 743 vagas em aberto. Desde 18 de agosto de 2005, o Sine-JP já realizou 15.416 inscrições e encaminhou para o mercado de trabalho 1.405 profissionais. A maioria das pessoas inscritas este ano é formada por candidatos com nível médio completo (56,45%). Em seguida vêm os profissionais com nível médio incompleto (13,95%) e aqueles com o ensino superior incompleto (8,74%).

O setor da indústria de transformação foi o que mais gerou vagas: 651 entre agosto de 2008 e este mês. Em segundo lugar ficou o comércio, com 403 vagas; serviços, com 323, e construção civil, com 99 vagas. Os demais cargos ficaram fragmentados entre os setores de extrativismo, serviços industriais de utilidade pública, agropecuária e outros.

De acordo com a chefe de Intermediação de Mão-de-Obra do Sine-JP, Patrícia de Azevedo Marcelino, a maior dificuldade enfrentada no encaminhamento de mão-de-obra é a falta de qualificação dos candidatos. As funções de assistente de Recursos Humanos e de garçom estão entre as mais carentes de profissionais preparados. “Chegamos uma vez a encaminhar 100 pessoas para o cargo de assistente de RH, e nenhum deles conseguir a vaga”, revela.

Na opinião dela, os profissionais que estão fora do mercado devem procurar se manter capacitados. “Cursos como os de atendimento ao público e como se portar em entrevista são sempre bem vindos. Muitas vezes as pessoas não sabem coisas simples, como que tipo de roupa usar durante uma seleção profissional”, explica.

Para ajudar os candidatos a estarem preparados na hora de buscar uma vaga, o Sine-JP também realiza cursos de capacitação. Atualmente, há vagas para o curso de formação de babás, realizado sempre aos finais de semana. A iniciativa é uma parceria com a Kanguruh, empresa que encaminha profissionais para trabalhar com crianças e que está oferecendo 300 vagas para João Pessoa. Interessados devem procurar o Sine-JP, localizado na Rua Cardoso Vieira, 85, bairro do Varadouro (na antiga Prefeitura).