Sine-JP treina funcionários para atender à população

Por - em 57

O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) está promovendo, a partir desta terça-feira (1º) e até o próximo sábado (5), um treinamento para os funcionários municipais que vão prestar o serviço à população. O primeiro posto de atendimento foi inaugurado nesta terça-feira pelo Governo Municipal. No curso estão sendo ministrados os aplicativos do sistema que será instalado de acordo com as normas do Ministério do Trabalho, que irão garantir mais agilidade na avaliação do seguro-desemprego, qualificação e recolocação profissional.

O primeiro posto de atendimento foi inaugurado nesta terça-feira (1º) pelo Governo Municipal. As aulas para os servidores acontecem na sede do órgão, situada à Rua Cardoso Vieira, 85, Varadouro, anexo ao prédio do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Ministra o curso a analista de sistema do Ministério do Trabalho, Márcia Santana. Ela explicou que o sistema a ser aplicado tem como ação primordial promover a integração das ações do Sine/JP. “Ao conhecer melhor a forma de trabalho, o funcionário terá mais opções a oferecer às pessoas que procurarem os serviços do órgão”, disse.

Para a analista, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está de acordo com as prioridades previstas pelo Governo Federal. “Além do conforto para os funcionários, a sede disponibilizada pela Prefeitura também vai garantir um bom funcionamento dos serviços do Sine”, acrescentou.

O diretor de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Rui Ribeiro, informou que o Sine/JP construiu um novo banco de dados do mercado de trabalho da cidade de João Pessoa. “Esse banco de dados irá atender necessidades do mercado e será renovado em março de 2009”. Ele adiantou que até o final do ano devem acontecer mais dois treinamentos para assegurar a agilidade ao Sine/JP. As instalações do novo órgão vão estar à disposição do trabalhador a partir do dia 14 deste mês.

Embora seja direcionado ao desempregado, o Sine-JP também vai trabalhar oferecendo consultoria às corporações empresariais. O órgão oferecerá, além do encaminhamento de candidatos, salas para que as companhias possam promover suas seleções.

Serviços do Sine-JP:

Intermediação de mão-de-obra – Para realizar essa tarefa, atendentes especialmente treinados fazem uma detalhada entrevista com o trabalhador, em sua primeira visita ao serviço, e elaboram seu currículo, utilizando o Sistema SIGAE, do Ministério do Trabalho.

Banco de dados diversificado – Trabalhadores de qualquer nível escolar (primeiro, segundo ou terceiro grau, pós-graduados, etc.), que buscam colocações diversas, com ou sem experiência, podem se inscrever no Sine-JP.

Divulgação de vagas – As vagas são divulgadas com a garantia de sigilo do nome da empresa em jornais, rádios e TVs da cidade, em faculdades e folhetos distribuídos diretamente para o trabalhador.

Recrutamento, pré-seleção e encaminhamento – O redirecionamento dos candidatos às empresas conta com o apoio de um serviço de psicologia que atua no próprio Sine-JP.

Salas para processos seletivos – Esses espaços ficam à disposição das empresas para a realização de seleções, pré-seleções, reuniões, dinâmicas de grupo, entrevistas, entre outras atividades.

Informações sobre qualificação e requalificação profissional – Os trabalhadores são informados sobre cursos de qualificação profissional, visando a maior empregabilidade.

Habilitação ao recebimento do seguro-desemprego – O trabalhador pode comparecer ao Sine-JP para fazer a sua habilitação ao seguro-desemprego e, na mesma ocasião, se cadastrar e concorrer a uma nova vaga de emprego.