Sistema de Informação Municipal já é realidade em secretarias de governo

Por - em 508

O Sistema de Informação Municipal (SIM), que está sendo implantado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o objetivo de dinamizar e integrar os sistemas informatizados utilizados pela gestão, já começa a ser realidade em setores das secretarias de governo. Ele deverá ser implantado em novas pastas até final deste ano. Uma reunião entre a equipe técnica do projeto, secretários e o prefeito Luciano Agra foi realizada nesta quinta-feira (12), no Paço Municipal, para avaliar a implantação do SIM e as próximas etapas de trabalho.

O SIM é um projeto que vem sendo desenvolvido a partir de uma parceria entre a PMJP e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e do Estado do Ceará. Esta parceria resultará na aplicação de um sistema único, composto por módulos integrados entre si, gerando melhor comunicação de informações e serviços utilizados pelo governo municipal. O serviço deverá substituir, principalmente, atuais sistemas críticos em uso pela gestão. Um dos exemplos será a substituição dos 12 sistemas de protocolos em uso por apenas um que consolide todas as informações.

Atual etapa – Atualmente, o SIM já foi implantado na Secretaria de Planejamento (Seplan), no setor de Geoprocessamento e liberação de alvarás; na Secretaria de Administração (Sead), no serviço de Protocolo Geral; e também em procedimentos de trabalho do Procon Municipal. Em implantação, começa a ser utilizado em setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Até o final deste ano, a perspectiva é que o novo recurso de informatização da PMJP possa ser utilizado nos serviços de gestão de microcrédito, de gestão orçamentária, financeira e contábil e também na gestão da folha de pagamento.

Desenvolvimento – Segundo o gerente técnico do projeto, Cláudio Fortier, o SIM tem sido desenvolvido gradativamente, com a construção do sistema a partir de grupos de trabalho paralelos. Os resultados são apresentados aos servidores da Prefeitura, que sugerem as modificações necessárias para uma aplicabilidade melhor naquele determinado setor.

“Essa atuação acontece nos setores de tecnologia das secretarias, não só para que eles aprendam a utilizar o SIM, como também para que os servidores possam testar, validar e sugerir o que pode ser modificado”, reforça Ricardo Roberto de Lima, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), vinculada à Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan/PMJP).

Durante a reunião com os gestores da PMJP, os técnicos do SIM também reforçaram os resultados positivos da construção do projeto na formação e aproveitamento de profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação. O SIM conta atualmente com a participação do trabalho de mais de 10 docentes e 80 alunos.