Sistema de Ouvidoria da PMJP é visitado pelo ouvidor da Cagepa

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A ouvidora municipal da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Tânia Brito, recebeu nesta terça-feira (2) no Paço Municipal, a visita do ouvidor da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Humberto de Almeida.

O objetivo foi à troca de informações sobre o papel e atuação dos órgãos municipal e estadual, como também conhecer melhor o funcionamento e a estrutura do Sistema de Ouvidoria Municipal (SOM) da Prefeitura de João Pessoa. O ouvidor estava acompanhado do assessor da Unidade de Tecnologia da Informação da Cagepa, Célio Heleno.

“Buscamos a excelência na prestação de nossos serviços e a Ouvidoria da Prefeitura de João Pessoa tem sido referência a outros governos do Estado que desejam implantar este instrumento em suas prefeituras, sempre buscamos trabalhar com agilidade na resolução das demandas, tendo para isto a interação de toda a equipe do governo” , afirmou a ouvidora Tânia Brito, citando outra visita realizada em janeiro deste ano pelo ouvidor da cidade de Guarabira, Telcy Teixeira.

Durante o encontro, o ouvidor da Cagepa pôde conhecer todas as instalações da Ouvidoria Municipal e recebeu explicações como a Ouvidoria do município funciona, recebendo sugestões, denúncias, elogios e criticas, formando assim um banco de dados permanente sobre a qualidade da prestação dos serviços públicos, que é disponibilizado ao Governo para ajustar as suas ações às expectativas da sociedade.

“Apesar de estar instalada há apenas cinco anos, o Sistema de Ouvidoria Municipal é um modelo a ser seguido. Viemos até aqui para conhecer bem de perto todo o seu funcionamento, desde o atendimento à população até a resolução da demanda, promovendo uma interação entre os dois organismos e estendendo esta experiência vitoriosa até o nosso órgão, que foi implantado há três meses”, explicou Humberto de Almeida.

Canal – O Sistema de Ouvidoria Municipal (SOM) é um canal de recurso para que a sociedade e os servidores da Prefeitura de João Pessoa possam exercer o controle da qualidade dos serviços públicos. Qualquer pessoa pode enviar as reclamações, fazer denúncias sobre fatos, decisões ou atitudes administrativas que comprometam o justo e correto desempenho da gestão pública, além de sugestões ou elogios às boas decisões tomadas pelo Governo.

Para acionar o órgão, o cidadão pessoense pode ir diretamente a Ouvidoria Geral, que fica localizada no Paço Municipal, das 8h às 17h30 (Praça Pedro Américo, 70, 1º andar, Centro), ou enviar email para o endereço ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br e tambem o link do órgão no portal eletrônico da Prefeitura de João Pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br ou enviar uma carta para o endereço acima citado.

Caso as demandas sejam direcionadas as áreas da saúde ou educação, deve-se procurar as Ouvidorias Setoriais destas respectivas secretarias, que ficam localizadas nos seguintes endereços: Ouvidoria da Educação –Av. Epitácio Pessoa, 3.386 – Miramar, telefone 3218-7100, email:educação@joaopessoa.pb.gov.br e Ouvidoria da Saúde – Av. Júlia Freire, s/n – Torre, telefone 3214-7968, email ouvidoria: ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br