Sistema de transporte da Capital recebe dez ônibus neste sábado

Por - em 27

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e a superintendente de Transportes e Trânsito, Laura Farias, participam neste sábado (12) da solenidade de entrega de mais dez ônibus zero quilômetro que serão incorporados à frota de transporte coletivo da Capital paraibana. Dos novos veículos, sete são da Empresa São Jorge e três da Empresa Reunidas. O evento será realizado a partir das 10h, próximo ao Campo da Marquise, no Valentina Figueiredo.

Com mais essa ação, o município avança no processo de aumento e renovação da frota para melhorar o serviço no transporte público. A população terá mais conforto e segurança com esses novos veículos”, enfatizou a superintendente Laura Farias.

A entrega desses veículos já faz parte do termo de compromisso celebrado entre a STTrans e as empresas operadoras do sistema de transporte público no final do ano passado para renovação e aumento da frota. Até o final deste ano haverá aquisição de 20 novos ônibus para aumentar o número de veículos no sistema de transporte e mais 20 para renovar. A idade média da frota que circula na cidade é de 3,8 anos.

Dos dez veículos que serão apresentados oficialmente neste sábado, sete vão substituir os ônibus tradicionais das linhas Circulares 1519 (Valentina Figueiredo/ Cruz das Armas/Epitácio Pessoa) e 5120 (Epitácio Pessoa/ Cruz das Armas/Valentina Figueiredo). Os outros três veículos serão integrados a linha 603 (Bessa /Centro – Via Avenida Tancredo Neves).

Todos os ônibus possuem três eixos, o que confere maior espaço interno, maior comodidade para os passageiros, reduzindo a superlotação. Os veículos são adaptados com elevadores para facilitar o acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais.

O diretor de Transportes, Adalberto Araujo, disse que é muito importante a aquisição de novos ônibus para a qualidade e o conforto dos passageiros que utilizam o transporte coletivo. A frota atualmente é de 517 ônibus, sendo 450 em operação, que realizam cerca de 5 mil viagens/dia, transportando uma média de 8 milhões de passageiros/mês. Seis empresas operam o sistema de transporte na Capital: Viação São Jorge, Santa Maria, Marcos da Silva, Mandacaruense, Transnacional e Reunidas.