Sistema implantado pela PMJP reduz burocracia e melhora acesso à informação

Por - em 77

“O projeto SIM (Sistema de Informação Municipal) nasceu de um diagnóstico feito pela Secretaria de Planejamento Municipal (Seplan), de que havia a necessidade de promover a informatização dos processos administrativos municipais e favorecer, de forma democrática, as ações de planejamento, gestão urbana e provimento de informações diretamente à população”. É o que explica Claudio Fortier, coordenador técnico do Projeto, durante apresentação para funcionários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na manhã desta quinta-feira (3), no auditório da Prefeitura.

De acordo com o coordenador técnico, o projeto conta com as Secretarias de Administração, Planejamento, Finanças e Receita em seu comitê gestor e foi pensando em forma de convênio entre a PMJP, os Institutos de Educação e Tecnologia do Ceará e da Paraíba e a Funetec/PB. “Através desse modelo, podemos trabalhar de forma eficaz e econômica, investindo em tecnologia e gerando novos conhecimentos, através da capacitação, com repasse de tecnologia e direto à propriedade”, frisou.

Segundo o professor Ricardo Roberto de Lima, diretor de Desenvolvimento da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), o SIM é um sistema de informação confiável, seguro e de alta qualidade e desempenho, além de trazer autonomia na gestão dos sistemas de informação. “A população terá inúmeros benefícios, como atendimento ágil e desburocratizado de demandas, bem como transparência e acesso às informações”, elencou.

Para a funcionária pública Gerlande de Oliveira esta é uma excelente iniciativa, mas precisa da colaboração e parceria de todos. “Espero que se torne obrigatório o uso do SIM, pois irá facilitar nosso trabalho”, destacou.

O que é o SIM? – É um sistema composto por módulos integrados entre si, que deverá preencher a lacuna tecnológica existente nos principais sistemas informatizados da prefeitura de João Pessoa. A integração dos módulos elimina necessidade de adequar ou adaptar cada um deles, possibilitando melhor comunicação, consolidando informações e eliminando o retrabalho.