Sistema on line com dados da Capital é lançado nesta terça

Por - em 28

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lança nesta terça-feira (31), às 10h, na Sala de Audio Visual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, o Sistema de Informação Municipal, o ‘Pesquise João Pessoa’. Trata-se de um novo serviço que será disponibilizado gratuitamente via internet com dados sobre a infraestrutura da cidade.

Estelizabel Bezerra, secretaria de Planejamento (Seplan), explicou que inicialmente a prefeitura vai disponibilizar informações territoriais e sobre o zoneamento da cidade. “Este é mais um serviço que a prefeitura disponibiliza para agilizar a vida de todos. Com o sistema de informação de dados sobre a infraestrutura, estamos reafirmando a ideia de governo eletrônico, tornando o serviço mais eficiente e de qualidade e desonerando o serviço público, ou seja, informações simples sobre onde fica determinado terreno o pessoense vai pode saber na internet, simples assim”, frisou a secretária.

O novo serviço irá facilitar as consultas de órgãos, entidades, escritórios de arquitetura e engenharia, além de empresas que pretendem construir, comprar ou simplesmente saber informação sobre determinada área territorial. O mapa digital contém informações sobre o zoneamento da cidade e será acessado através da home page do site da prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br). Ao clicar no link, o usuário tem acesso a uma pesquisa de localização com informações sobre o endereço solicitado.

A estratégia de implantação do serviço partiu da ideia de desenvolver ferramentas de acesso à informação. O objetivo da equipe municipal foi criar um material em formato de fácil compreensão, que as pessoas possam inclusive imprimir para usá-lo nas suas atividades de trabalho. No sistema é possível acessar dados de onde fica determinado lote residencial ou terreno. Nesse primeiro momento, a prefeitura de João Pessoa vai trabalhar mais com a parte visual da cidade, a exemplo de mapas. Porém, com o passar do tempo, será agregado ao sistema mais recursos como informações mais detalhadas sobre os equipamentos públicos.

Nessa primeira fase do projeto, estão aptos a acessar o serviço os seguintes órgãos e entidades:

– Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci)
– Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea)
– Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
– Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon)
– Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE)
– Secretaria do Patrimônio da União (SPU, antiga GRPU)
– Ministério Público Estadual
– Ministério Público Federal
– Movimento de Luta pela Moradia
– Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
– Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP)
– Tribunal de Justiça (TJ)
– Correios
– Ibama
– Sudema
– Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP)
– Superintendência de Obras do Plano do Desenvolvimento do Estado (Suplan)
– Companhia de Industrialização Estadual da Paraíba (Cinep)
– Cagepa
– Secretarias municipais de João Pessoa

Durante a solenidade de lançamento, a equipe da Secretaria de Planejamento vai explicar como vai funcionar o sistema e como fazer para acessá-lo.