Sistema vai melhorar acompanhamento de dados de servidores do Município

Por - em 52

A Prefeitura Municipal de João Pessoa deverá implantar em 2012 o Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos da Previdência Social (Siprev), uma ferramenta de trabalho que irá possibilitar um melhor acompanhamento sobre dados referentes aos servidores do Município. A implantação do novo sistema foi discutida durante uma reunião realizada nesta terça-feira (27) entre o prefeito Luciano Agra e o secretário de Política da Previdência Social, Leonardo Rolim.

O encontro aconteceu no gabinete do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com as presenças da coordenadora de Estudos Técnicos, Estatísticos e Informações Gerenciais do Ministério da Previdência Social, Nancy Abadia Ramos; a secretária de Administração do Município, Laura Farias; e o presidente do Instituto de Previdência do Município, Pedro Coutinho.

“Para a Prefeitura de João Pessoa, essa será uma ferramenta muito importante para que possamos gerenciar os dados sobre nossos servidores em relação à Previdência Social. João Pessoa sai na frente mais uma vez como uma das primeiras capitais do País a aderir ao sistema”, reforçou o prefeito Luciano Agra.

O presidente do IPM, Pedro Coutinho, explica que o Município já conta com o decreto que instala a comissão de trabalho responsável pela implantação do Siprev na PMJP, composta por representantes do IPM e Sead. “Já estamos dando alguns passos para a implantação desse sistema que, nas capitais, só foi adotado até agora pela cidade de Fortaleza”, disse ele.

O Siprev vai possibilitar um melhor gerenciamento dos dados referentes aos servidores ativos e inativos do quadro municipal. A Prefeitura vai poder informar com mais agilidade informações aos servidores referentes a tempo de contribuição, por exemplo, e informações adicionais sobre o direito à Previdência Social.

Os dados gerados pelo sistema também serão enviados ao Governo Federal que irá gerenciar o Cadastro Nacional de Informações Sociais de Regimes Públicos de Previdência Social (CNIS/RPPS). O secretário de Política da Previdência Social garantiu ao prefeito Luciano Agra que a União irá garantir apoio para que a implantação do serviço aconteça o mais rápido possível em João Pessoa. “Vamos dar apoio no que for necessário em relação à aquisição de equipamentos, treinamentos e outros custos, já que contamos com uma parceria junto Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, enfatizou Leonardo Rolim.