Site do OD completa um mês no ar com mais de três mil visitas

Por - em 15

O site do Orçamento Democrático (OD) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) completou o seu primeiro mês no ar. Já foram registradas mais de três mil visitas e cerca de 10 mil páginas foram vistas pelos internautas.
A página foi lançada no último dia 24 de março, durante um coquetel oferecido à imprensa e representantes dos delegados e conselheiros das 14 Regiões Orçamentárias em que a cidade está dividida. No dia 30 de março o site foi apresentado a um público maior de delegados e conselheiros durante a cerimônia de sanção da Lei que institucionaliza o Orçamento Democrático.

Através do site, a população que já conhece e participa do OD tem acesso às últimas informações sobre o Ciclo do Orçamento, tirar dúvidas sobre a metodologia utilizada, saber quais foram as prioridades eleitas no seu bairro e baixar todas as publicações do OD, como cartilhas e folders. O site também é utilizado para apresentar o Orçamento Democrático para quem ainda não conhece o instrumento, trazendo imagens e textos explicativos.

A construção de um site próprio atende a uma reivindicação antiga de uma parte do público do Orçamento Democrático. O espaço na internet disponibiliza informações sobre o Ciclo do OD a cada ano, a listagem completa dos delegados, conselheiros e articuladores regionais, as obras que foram solicitadas através do OD nas 14 regiões, além de fotos, vídeos e notícias sobre o OD.

Desenvolvimento – A página na internet começou a ser desenvolvida no mês de janeiro pela Hagg Interativa, empresa também responsável pelo Portal da PMJP. De acordo com a Coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, o site não é um produto pronto. Assim como o próprio OD, a ferramenta na internet está em constante processo de aperfeiçoamento. “Vamos discutir junto com a comunidade novas formas de aumentar a interatividade do site e divulgá-lo para que mais e mais pessoas possam usá-lo para interagir com a gestão”, informou a Coordenadora.

Interação com a Comunidade – Ana do Socorro, articuladora da 5ª Região, usa a internet como fonte de informação e, segundo ela, ter um espaço na internet ajuda a manter a população sempre informada sobre o que o OD está realizando nos bairros. “Na minha região, as pessoas gostaram muito da ideia do site. Acho que ele está sendo muito útil e as informações estão colocadas de uma forma bem didática”, afirmou. Para conhecer mais sobre o Orçamento Democrático acesse: www.od.joaopessoa.pb.gov.br.