SMS capacita diretores sobre fluxo de marcação de consultas e exames

Por Rebeka Paiva - em 427

Dentro do Programa Gerente Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Estação Cabo Branco, uma capacitação voltada aos gestores e diretores dos serviços assistenciais da SMS sobre a dinâmica do fluxo de marcação de consultas e exames na rede municipal de Saúde.

Em média, 120 profissionais entre diretores da Atenção Básica, da Atenção Especializada, Gestão Hospitalar e gerentes Saúde das Unidades de Saúde da Família (USF) participaram da capacitação ministrada pelos trabalhadores da Diretoria de Regulação. Em breve, as recepcionistas e demais profissionais das USF também passarão pela mesma capacitação.

“Essa capacitação faz parte das ações realizadas pelo Programa Gerente Saúde e tem como objetivo potencializar a assistência prestada pelos nossos serviços sempre de forma humanizada”, comenta a secretária-adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

Gerente Saúde – O programa Gerente Saúde foi lançado em fevereiro de 2017 de forma piloto, mas desde junho do último ano, todos os 99 prédios de USF contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP, e facilitam a resolutividade da assistência.

Os gerentes participam de reuniões semanais em seus distritos sanitários e quinzenais com a SMS, nas quais recebem capacitações sobre a rede de serviços, apresentam suas dificuldades e problemas para que eles sejam resolvidos em conjunto, facilitando o atendimento prestado à população. Uma vez ao mês as reuniões contam com a participação do prefeito Luciano Cartaxo.

Além das reuniões, um monitoramento social permanente serve de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), que, ao final do ano, permite uma premiação para as equipes que obtiverem os melhores resultados.