SMS capacita médicos e enfermeiros da Atenção Básica sobre dermatoses

Por Rebeka Paiva - em 162

Ofertar o melhor cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Pensando assim, a SMS estará realizando nos próximos dias 14 e 21 de julho uma capacitação em dermatoses para os médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde.

A capacitação será ministrada pela médica Esther Palitot, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e acontecerá no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), dentro da UFPB, das 13h30 ás 17h.

“Serão dois dias de capacitação por conta do grande número de profissionais na rede de Atenção Básica, então precisamos dividir os profissionais em duas turmas, mas ambas terão com o mesmo módulo”, explica a Gerente de Educação em Saúde da SMS, Daniela Pimentel.

De acordo com a gerente da Atenção Básica da SMS, Naédina Gomes, essa capacitação beneficia diretamente os usuários da rede. “Capacitando nossos médicos e enfermeiros eles conseguirão prestar um melhor atendimento, com um diagnóstico mais preciso e um tratamento e/ou encaminhamento mais adequado, o que só beneficia aqueles que buscam atendimento nas unidades de saúde”, destaca.

Dermatose – Dermatose é um conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral são formação de bolhas, coceira, inflamações e escamação da pele.

Para diminuir a ocorrência das crises deve-se identificar e evitar os agentes que causam irritação, hidratar a pele com frequência, evitar transpiração excessiva, tomar banho com água morna, reduzir situações de estresse, usar luvas de algodão para trabalhos domésticos e evitar vestir roupas de tecidos sintéticos.