SMS comemora dia dedicado a saúde do trabalhador

Por - em 34

O dia 28 de abril é o dia Mundial em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho e de Doenças Profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza na terça (28) e quarta-feira (29), atividades de mobilização e discussões sobre a política de Atenção à Saúde do Trabalhador.

Durante esses dois dias haverá apresentações culturais e debates. Na terça-feira(28), as atividades acontecem na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, a partir das 8h, com a mobilização de trabalhadores. No período da tarde, às16h, apresentações culturais farão referência à data.

Já a quarta-feira (29), será dedicada às discussões sobre a saúde do trabalhador. Temas como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort) e os acidentes de trabalho serão debatidos no auditório do Hospital Santa Isabel, a partir das 9h.

O evento tem a participação do Cerest Regional, Cerest Estadual, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Controle Social, Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e diversos órgãos governamentais e não governamentais.

Data – Em 28 de abril de 1969, 78 mineiros morreram em decorrência de uma explosão da mina de Farmington, na Virgínia, Estados Unidos. Desde então, o dia passou a ser comemorado como o dia em memória das vítimas das más condições de trabalho.

Programação

Dia – 28/04/2009 (terça-feira)
Local: Parque Sólon de Lucena
08h- Mobilização na Lagoa
16h- Apresentação do Coral da Emlur

Dia – 29/04/2009 (quarta-feira)
Local: Auditório do Hospital Santa Isabel
09h – Abertura
09h15 – Painel Saúde do Trabalhador (UFPB, INSS, SRT e CIST)
10h50 – Debate
14h30min – Palestra temática (LER/DORT)
15h15 – Discussão.
15h30 – Acidente de Trabalho (SRT)
16h15 – Discussão
16h30 – Apresentação Cultural