SMS desenvolve plano de combate à dengue em grandes eventos

Por - em 28

Com a chegada do Verão aumenta a possibilidade da proliferação do mosquito da dengue, por causa do calor e da chuva. Para combater essa propagação, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu o Plano Verão. De novembro de 2009 até fevereiro de 2010, agentes da Vigilância Ambiental farão inspeção antes e depois de eventos de grande porte e de locais que gerem grande aglomeração de pessoas, como é o caso do Dia de Finados.

A gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Djanira Lucena, esclarece que o trabalho de combate a dengue é feito diariamente, mas com a aproximação do Verão e de eventos com grande número de pessoas, esse trabalho tem que ser reforçado para garantir que o número de pessoas contaminadas em João Pessoa continue baixo. Este ano o número de casos confirmados de dengue clássica diminuiu 88, 2% em relação a 2008 e nenhum caso de dengue hemorrágica foi confirmado.

De acordo com Djanira, desde a última terça-feira (26) os agentes de vigilância estão visitando os cemitérios da capital por causa do Dia de Finados, que é comemorado em 2 de novembro. “O trabalho nos cemitérios é feito de 15 em 15 dias, pois este é um local considerado de risco, por ser de grande extensão e por haver grande quantidade de locais onde a água pode ser depositada, virando um possível criadouro da doença”, disse.

Djanira informou que a SMS entrou em contato com a Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) para saber a data de todos os eventos que acontecerão na Capital no período do Plano Verão, para fazer a Batida Focal nesses locais. “João Pessoa tem um índice baixo de contaminação de dengue, mas, em festas, se houver local adequado para a propagação do mosquito e este mosquito picar uma pessoa contaminada, poderá contaminar muitas outras, por isso, vamos fazer a batida focal, que é procurar e destruir possíveis criadouros, antes e depois de cada um dos eventos”, afirmou.