SMS discute rede de atenção à saúde mental no município

Por - em 26

Em alusão ao dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Saúde Mental, realiza nesta segunda-feira (5), o I Seminário e Mostra de Saúde Mental do Município de João Pessoa. O objetivo da atividade é propor a população um debate a respeito das práticas de saúde de mental no Brasil e que é possível proporcionar aos indivíduos portadores de transtornos mentais sua inserção no meio social.

Na ocasião, a secretária de Saúde do município, Roseana Meira, destacou a atuação da secretaria no tratamento dos portadores de transtornos mentais. “Nossa intenção é realizar discussões com reflexão numa área tão frágil e com pessoas que sofrem rejeição e exclusão social”, afirmou a secretária, lembrando que a previsão da gestão é ampliar o atendimento a esse público.

Hoje, a SMS conta com uma rede de apoio aos portadores de transtornos mentais, que inclui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que desenvolvem atendimento especializado, além de proporcionar interação social dos pacientes com atividades sócio-culturais.

Palestras – No período da manhã foram realizadas as palestras “Álcool e Outras Drogas: Políticas Públicas e Intersetorialidade” e “Morbidade Psiquiátrica Escondida: Atualização do Conceito de Loucura”. Durante a tarde será a vez das mesas redondas sob a moderação de Valéria Cristina, Coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

O Seminário se encerra no final da tarde com apresentações culturais e mostra de Práticas Integrativas e Complementares desenvolvidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Terapia Comunitária.