SMS divulga resultados de processos seletivos para Residências Médicas e Multiprofissional

Por - em 147

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa divulgou o resultado da prova referente ao processo seletivo para Residência Médica e o resultado classificatório para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. O resultado deve ser conferido no link: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/residencias

Ao todo, a SMS oferece 46 vagas para novos residentes. “Essas residências têm como objetivo principal a consolidação do Sistema Único de Saúde. Desta forma, estaremos garantindo mais resolutividade e qualidade clínica para os usuários da rede municipal de saúde”, ressalta a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Lucineide Braga.

Os programas de residência são realizados em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Faculdade de Ciências Médicas, além do incentivo do Ministério da Saúde e Educação, por meio do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde.

Médica Hospitalar – A Secretaria de Saúde oferta 21 vagas na Residência Médica, sendo duas em anestesiologia, seis em cirurgia geral, seis em clínica médica, três em medicina intensiva e quatro em ortopedia e traumatologia. Os aprovados nesta modalidade atuarão nos hospitais da Rede Municipal de Saúde.

Residência Multiprofissional – Esta é a primeira vez que a SMS oferece este tipo de residência. O programa oferta 25 vagas, distribuídas nas áreas de enfermagem (9), farmácia (4), fisioterapia (4), nutrição (4) e psicologia  (4).

Os profissionais selecionados desenvolverão suas atividades nas Unidades de Saúde da Família Alto do Céu Integrada; Cidade Verde (Mangabeira); Mudança de Vida (Gervásio Maia); Nova Conquista (Alto do Mateus); São José; Varadouro; Vila Saúde (Cristo) e Viver Bem (13 de Maio/Padre Zé), entre outras.

Rede Escola – As residências médicas, estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde da SMS, através do projeto Rede Escola.

“A Rede Escola constitui um dispositivo importante para o estabelecimento de parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade e humanização da atenção prestada, contribuindo para a formação dos futuros profissionais com perfil de que a população necessita”, destaca Karina Pertile, da Gerência da Educação na Saúde da SMS.

A política da Rede Escola foi formalizada através do Convênio n° 001/2006, firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da SMS e as Instituições de Ensino públicas e privadas. Este tem o objetivo de regulamentar a aprendizagem pelo trabalho no âmbito da Rede Municipal de Saúde e estabelecer relações de cooperação pedagógica, incluindo atividades de parceria na área de ensino, atenção e pesquisa em saúde.