SMS e Sedec promovem capacitação para diretores dos Creis sobre importância da vacinação

Por Thibério Rodrigues - em 275

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a de Educação e Cultura (Sedec) realizarão uma capacitação para orientar os diretores dos Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) sobre a importância da vacinação para as crianças. A atividade acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, o objetivo é desmistificar a ideia entre os pais e responsáveis de que as vacinas poderiam causar danos à saúde das crianças. “A vacina evita doenças que, inclusive, já foram erradicadas de nosso País. Por isso, é importante que os pais tenham consciência de que devem vacinar seus filhos e os diretores serão fundamentais para levar essa orientação”, ressaltou.

Gestores da SMS e da Sedec se reuniram para traçar estratégias de saúde nas escolas e nas creches de João Pessoa com foco na imunização das crianças e adolescentes. A partir dessa reunião, está sendo elaborado um calendário que inclui atividades nas instituições de ensino, a exemplo da Campanha de Vacinação Contra o HPV, que iniciou nesta segunda-feira (18).

Campanha – Até o dia 5 de abril, devem ser vacinados contra o papilomavírus humano (HPV) os meninos de 11 a 14 anos de idade e as meninas de nove a 14 anos. A vacina está disponível em todas as salas de vacinação da Rede Municipal de Saúde e nas escolas da rede pública.

 Programa Saúde na Escola – Criado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

O programa propõe ações entre saúde e educação na perspectiva de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes dentro das escolas municipais e estaduais e unidades básicas de saúde.