SMS encerra treinamento das unidades médicas do Samu-JP

Por - em 18

O treinamento dos profissionais do Samu de João Pessoa, que visa capacitá-los para diminuir as mortes por urgências cardiológicas na Capital, foi encerrado nesta quarta-feira (15). Participaram do treinamento os médicos e enfermeiros das unidades de suporte avançado de vida. Esses profissionais tiveram informações sobre o uso dos novos desfibriladores e equipamentos de ‘Autopulse’ (que realiza massagens cardíacas automaticamente), recentemente adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com o treinamento das equipes do Samu Metropolitano de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde conclui o projeto ‘Cadeia de Sobrevivência em Cardiologia’, que teve inicio no final de julho. Foram capacitados neste período cerca de dois mil profissionais que atuam na rede de Atenção Básica, seguido do aparelhamento de 21 Unidades de Saúde Integradas com desfibriladores e equipamentos de Tele-Medicina nos Centros de Atenção Integral à Saúde.

Atuação nas Unidades Móveis – No caso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a ação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) equipou as Unidades Móveis com aparelhos de Tele-Medicina, oxímetros de Pulso e desfibriladores automáticos para as ambulâncias de Suporte Básico; qualificou a equipe de atendimento; adquiriu novos cardioversores de última geração e Ventiladores Mecânicos e Aparelhos ‘Autopulse’ para ambulâncias de Suporte Avançado; renovou os materiais para resgate e atendimento pré-hospitalar em todas as ambulâncias.

A rede hospitalar do município passou por uma reestruturação no atendimento de urgência, com a inauguração do Ortotrauma e a reforma do Hospital Municipal do Valentina; recebeu equipamentos de Tele-Medicina para diagnóstico rápido e seguro, e capacitação de sua equipe médica com o Treinamento Internacional em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS).