SMS está monitorando três casos de pacientes suspeitos na capital

Por - em 19

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) está monitorando três pessoas suspeitas de estarem com a Gripe A (Influenza H1N1) e outras 11 estão sendo acompanhadas porque tiveram contato direto com os pacientes. Na Capital cinco casos foram descartados e um confirmado.

A diretora de Vigilância a Saúde da Capital, Júlia Vaz, informou que os três pacientes com suspeita de estarem com a doença, não tomaram nenhum medicamento, já que eles procuraram o serviço de saúde 48 horas após os primeiros sintomas. “Todos os dias nós da Vigilância à Saúde entramos em contato com as pessoas em monitoramento, para saber como estão os sintomas. Além disso, estamos orientando a todos que estão com a suspeita que não compartilhem alimentos, copos ou talheres. Esse monitoramento acontece para os suspeitos de estarem com a doença e para mais 11 pessoas que tiveram contato direito com elas”, disse.

Nesta terça-feira um rapaz de 21 anos, apresentando dor de cabeça e febre, que chegou da Argentina no dia 26 deste mês, procurou o Hospital Universitário Lauro Wanderley. Ele ficou em monitoramento durante todo o dia, mas no entanto, os infectologistas do HU descartaram a possibilidade de ele estar com a Gripe A; De acordo com os médicos, ele não apresenta os sintomas que o Ministério da Saúde classifica como necessários para a pessoa ser suspeita de ter contraído a nova gripe.

O Ministério recomenda a quem estiver de viagem marcada para as regiões com grande incidência de casos, como é o caso da Argentina, que remarque a viagem, se esta não for imprescindível. Caso não seja possível remarcar a viagem, se aparecer qualquer sintoma da doença, que procure um serviço de saúde.

Em João Pessoa as pessoas podem ligar para o telefone 0800 2827959 durante o horário comercial ou para 8844-4779 à noite, nos finais de semana e feriado para tirar dúvidas ou comunicar algum caso da doença. A pessoa que tenha suspeita de estar com a doença deve procurar o Hospital Universitário Lauro Wanderley.