SMS faz ações itinerantes com distribuição de preservativos e orientações de prevenção à ISTs durante o Carnaval

Por - em 177

Para ampliar as atividades de promoção à saúde e levar a informação sobre a importância do sexo seguro aos foliões, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da seção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e Hepatites Virais estará com ações itinerantes para distribuição de preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes, além de orientações.

Para esta edição o serviço está disponibilizando cerca de 1 milhão de preservativo e 100 mil géis lubrificantes. “Temos trabalhado com campanhas de conscientização para evitar novos casos de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Em 2019 temos 759 casos registrados no sistema e no período de 2015 a 2019, quase três mil novos casos de sífilis. É importante a incorporação da cultura para prevenção de fazer sexo de forma segura”, explica a coordenadora da seção de IST/AIDS/Hepatites Virais, Clarice Pires.

Os profissionais da SMS estarão atuando desde a abertura do Folia de Rua, nesta quinta-feira (13), e nos blocos Vumbora, dos Atletas, das Virgens de Tambaú, Muriçocas do Miramar e Cafuçu. O serviço estará com ponto de apoio no Corredor da Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao supermercado Pão de Açúcar e na Praça Dom Adalto, no centro da capital.

Além da ação de conscientização nos blocos, os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão fortalecendo a importância da prevenção às ISTs e o uso correto do preservativo. Esse trabalho estará acontecendo na sala de espera das USFs e durante as consultas.

Dados – No período de janeiro a outubro de 2019 a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu mais de 1,9 milhão de preservativos e cerca de 700 mil géis lubrificantes.  De janeiro a outubro de 2019 a rede municipal de saúde realizou 36,8 mil testes rápidos para HIV e 31,9 mil testes rápidos de sífilis. Além destes exames, os serviços realizam também testes rápido para Hepatite B e C.

Testes – Para quem desejar fazer os testes para diagnóstico da AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, a SMS disponibiliza o serviço em todas as Unidades de Saúde da Família Integradas, Policlínicas Municipais, serviços de referencias e nas maternidades da capital. Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informe que gostaria de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

Um dos locais para realizar os testes rápidos é o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio SAE/CTA. Já as gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n°.