SMS inicia campanha de conscientização e combate às infecções sexualmente transmissíveis

Por - em 247

D R T . R J .15855. IVomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a campanha Dezembro Vermelho para promover a conscientização sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Nesta sexta-feira (30) e sábado (1º), as ações de prevenção e diagnóstico de IST/Aids e hepatites virais serão feitas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na orla de Tambaú. A programação começou nesta quinta (29), na Comunidade Paulo Afonso, em Jaguaribe.

“Em toda rede municipal de saúde temos trabalhado com orientações e promoção da saúde, além da distribuição de preservativos, que podem ser encontrados em todos os serviços. Trabalhamos também com exames para diagnósticos de ISTs, compreendendo que a detecção do vírus impacta no início precoce do tratamento”, explicou Clarisse Pires, chefe da Seção de ISTs.

Segundo o Sistema Nacional de Notificação (Sinan NET), no período de 2002 a 2018, em João Pessoa, foram registrados 1.928 casos de Aids em adultos, na faixa etária entre 14 e 80 anos, sendo o maior número de casos na faixa etária entre 20 e 49 anos, com 946 casos. Com relação ao sexo: masculino, 1.351 casos e feminino, 577 casos. No que se refere a óbitos por Aids, foram registrados 305 casos. Alem disso, há registros de1.604 casos de pessoas que convivem com o vírus. A chefe da Seção de ISTs em João Pessoa destaca que, os registros apresentados apresentam um declínio no número de óbitos por Aids.

“Dezembro é um mês de conscientização da população sobre a prevenção à Aids considerando que, infelizmente, muitas pessoas continuam não utilizando o preservativo nas relações sexuais. Pesquisas apontam que 50% da população não usa camisinha nas relações ocasionais, o que é muito preocupante”, completou.

D R T . R J .15855. IVomar Gomes Pereira.

Serviço – A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis, e Hepatites B e C. O serviço é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.

No Centro, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente. O resultado do exame sai em 30 minutos.

A SMS desenvolve também ações de prevenção nas principais festas comemorativas da Capital, com distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante íntimo, prestando informações e oferecendo a testagem rápida para DSTs. Também realiza atividades pontuais em escolas, com trabalhadores da construção civil, empresas públicas e privadas, entre outras.

Luta – No dia 1º de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 80, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais e organizações sociais.

Programação:

29.11 (quinta-feira) – Comunidade Paulo Afonso – Jaguaribe

30.11 (sexta-feira) – Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Orla de Tambaú

1.12 (sábado) – Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Orla de Tambaú

3 à 7.12 – Atividades de prevenção e orientação nas Unidades de Saúde da Família

4.12 (terça-feira) – Ações na Secretaria Municipal de Saúde

5.12 (quarta-feira) – SAE/CTA – Policlínica Municipal Jaguaribe

6.12 (quinta-feira) – Policlínica Municipal de Jaguaribe

7.12 (sexta-feira) – Palestras no auditório da Diretoria de Atenção à Saúde – SMS

7.12 (sexta-feira) – Mercado Público Central – às 13h