SMS inicia evento sobre controle social do SUS de João Pessoa

Por - em 34

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza até esta terça-feira (1º), o seminário de aprofundamento em Educação Permanente para o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município de João Pessoa. O tema é ‘Financiamento da Saúde: Pacto de Gestão, Fundo de Saúde, Elaboração do Orçamento e Relatório de Gestão’. O evento ocorre no auditório do Hospital Santa Isabel.

O seminário conta com a participação de vários setores da saúde municipal entre conselheiros, facilitadores das USF e diretores de unidades hospitalares. De acordo com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailson Vilberto de Sousa, esse debate é essencial no sentido de sensibilizar os entes da gestão, para que as etapas do processo de financiamento ocorra de forma incisiva e democrática.
 
Na segunda-feira (31), primeiro dia de debates, o facilitador foi o médico Gilson Carvalho, doutor em Saúde Pública e assessor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ele falou sobre “Planejamento em Saúde: Transformando sonho e discursos em propostas”, que aborda a saúde pública em dois aspectos distintos: a prevenção e o tratamento, com ênfase maior na prevenção e promoção da saúde. “Hoje se gasta muito mais em tratamento do que em prevenção. É preciso planejar o sistema público de saúde para que se proteja o cidadão antes que ele adoeça”, diz.
 
O objetivo do seminário é qualificar agentes da gestão e do controle social para operar e fiscalizar adequadamente os recursos da saúde.