SMS inicia na segunda oficinas de capacitação em doenças reumáticas

Por - em 24

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de atenção básica, realiza a partir de segunda-feira (31) uma série de capacitações na área de reumatologia, voltadas para os profissionais de saúde que atuam na rede de atenção básica. As oficinas buscam qualificar os médicos para a condução de problemas frequentes em reumatologia no âmbito da atenção básica. O objetivo é garantir maior acesso à população em relação à atenção em reumatologia e criar espaço de diálogo entre rede básica e especializada.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, as doenças reumatológicas são de evolução crônica e necessitam de tratamento prolongado. Ao contrário do dito popular, doença reumatológica não é uma doença de velho, mas pode também acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças recém-nascidas. Como o tratamento depende do tipo de doença e do paciente em si, o diagnóstico correto e o tratamento adequado é fundamental, para um prognóstico mais favorável.

Capacitação – O treinamento segue um calendário extenso, que começa na segunda-feira (31) e prossegue até o dia 12 de julho, com temas voltados para a fibromialgia e osteoporose. As capacitações acontecem no auditório do Hospital Santa Isabel, em Tambiá.