SMS lança Guia de Serviços do Sus e implanta Ouvidoria

Por - em 23

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lança nesta sexta-feira (22) o Guia de Serviços do SUS e implantará oficialmente a Ouvidoria da Saúde. O evento, que terá as presenças do prefeito Ricardo Coutinho e da secretaria de Saúde Rosena Meira, acontecerá no Auditório da Estação Ciência Cabo Branco, a partir das 13h30. Estão previstas palestras sobre a política de saúde de João Pessoa e sobre a ouvidoria e o papel do ouvidor.

O Guia de Serviços do SUS traz a relação de todos os serviços de saúde oferecidos pela cidade de João Pessoa, seja de redes de atenção básica, especializada, hospitalar ou de saúde mental, espalhadas pela cidade.

O evento é destinado a trabalhadores, gestores e usuários do SUS, assim como conselheiros de saúde, articuladores do Orçamento Democrático e colaboradores da Ouvidoria Municipal. O objetivo é sensibilizar essas pessoas para o serviço de ouvidoria do SUS, para que o trabalho feito para o usuário seja qualificado e que haja avanço na efetivação do direito humano à saúde e na defesa da vida em João Pessoa.
A Ouvidoria Setorial da Saúde atende ao público desde o ano de 2005, no entanto, depois da experiência de alguns anos, trabalhará junto ao Ouvidor SUS e garantirá mais acessibilidade e maior divulgação dos serviços.

Como entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde?

O usuário pode ligar para 3214-7968 ou mandar e-mail para ouvidoriasaúde@joãopessoa.pb.gov.br. O usuário pode ainda ir pessoalmente à sede da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Programação
 
13h – Recepção
13h30 – Apresentação cultural e vídeo institucional 20 ANOS SUS
14h – Mesa de abertura com pronunciamento de autoridades e lançamento do Guia de Serviços SUS
15h – Painel – Sensibilização para o Serviço de Ouvidoria no SUS de João Pessoa
– Política de Saúde do Município de João Pessoa (Roseana Meira, Secretária de Saúde)
– Sistema de Ouvidoria Municipal (Tânia Brito, Ouvidora Geral)
– Ouvidoria como Instrumento de Gestão Estratégica e Participativa para Fortalecimento do SUS (Adalberto Fulgêncio, Diretor do departamento de Ouvidoria Geral do SUS/MS)
– Perfil e Papel do Ouvidor Público (Aristóteles dos Santos, Presidente da Articulação Nacional de Ouvidores Públicos – ANOP)
17h – Entrega simbólica do Guia de Serviços SUS e coffee break