SMS lança Guia de Serviços do SUS e implanta Ouvidoria

Por - em 62

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançará nesta sexta-feira (22), o Guia de Serviços do SUS e implantará oficialmente a Ouvidoria da Saúde. O evento acontecerá no Auditório da Estação Ciência Cabo Branco, a partir das 13h30. Acontecerão palestras sobre a política de saúde de João Pessoa e sobre a ouvidoria e o papel do ouvidor.

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e a Secretária de Saúde, Roseana Meira, lançarão o Guia de Serviços do SUS, que traz todos os serviços de saúde oferecidos pela cidade de João Pessoa, seja de redes de atenção básica, especializada, hospitalar ou de saúde mental, espalhadas pela cidade.

O evento é destinado a trabalhadores, gestores e usuários do SUS, assim como conselheiros de saúde, articuladores do Orçamento Democrático e colaboradores da Ouvidoria Municipal. O objetivo é sensibilizar essas pessoas para o serviço de ouvidoria do SUS, para que o trabalho feito para o usuário seja qualificado e que haja avanço na efetivação do direito humano à saúde e na defesa da vida em João Pessoa. A Ouvidoria Setorial da Saúde atende ao público desde o ano de 2005, no entanto, depois da experiência de alguns anos, trabalhará junto ao Ouvidor SUS e garantirá mais acessibilidade e maior divulgação dos serviços.

Como entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde?
O usuário pode ligar para 3214-7968 ou mandar e-mail para ouvidoriasaúde@joãopessoa.pb.gov.br. O usuário pode ainda ir pessoalmente à sede da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Programação
 
13h – Recepção
13h30 – Apresentação cultural e vídeo institucional 20 ANOS SUS

14h – Mesa de abertura com pronunciamento de autoridades e lançamento do Guia de Serviços SUS

15h – Painel – Sensibilização para o Serviço de Ouvidoria no SUS de João Pessoa
– Política de Saúde do Município de João Pessoa (Roseana Meira, Secretária de Saúde)
– Sistema de Ouvidoria Municipal (Tânia Brito, Ouvidora Geral)
– Ouvidoria como Instrumento de Gestão Estratégica e Participativa para Fortalecimento do SUS (Adalberto Fulgêncio, Diretor do departamento de Ouvidoria Geral do SUS/MS)
– Perfil e Papel do Ouvidor Público (Aristóteles dos Santos, Presidente da Articulação Nacional de Ouvidores Públicos – ANOP)

17h – Entrega simbólica do Guia de Serviços SUS e coffee break