SMS oferece atividades e serviços para quem deseja manter uma vida saudável

Por - em 550

????????????????????Promover hábitos saudáveis e a prática de esportes é um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Visando sempre o bem estar da população pessoense, a prefeitura a partir da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) desenvolve o projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS).

As atividades do projeto acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, nas principais praças e avenidas de João Pessoa e agora na Academia da Saúde. O JPVS tem como objetivo básico, proporcionar a integração social, diminuir os índices de sedentarismo e uso de medicamentos, além de requalificar e potencializar os espaços públicos de lazer.

Além das práticas corporais e atividades físicas, também são realizadas atividades como rodas de diálogos, passeios temáticos, atividades educativas e ações preventivas. São ofertadas também a promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, práticas integrativas e complementares.

A prática regular da atividade física e alimentação saudável são essenciais para uma melhor qualidade de vida e proporcionar benefícios físicos, fisiológicos, mentais, psicológicos e sociológicos. Por meio dos exercícios é possível  regular as taxas do sangue, melhorar a capacidade neuromuscular, fortalecer os ossos, aumentar a capacidade cardiorrespiratória, diminuir o estresse e a ansiedade. As atividades também auxiliam na autoestima do indivíduo e no tratamento da depressão.

De acordo com Ellen Correia, coordenadora do João Pessoa Vida Saudável, a partir do projeto foi possível constatar uma diminuição significativa do nível de sedentarismo da população e com isso a diminuição de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e depressão. “Foi possível também sensibilizar a população para a construção de hábitos saudáveis, o autocuidado e contribuir de forma efetiva na promoção da saúde e na assistência aos públicos de várias faixas etárias”, explica a coordenadora.

Itauanny Carla tem nove anos e é uma das mais novas usuárias do projeto. Ela acompanhava a mãe nas atividades quando resolveu participar das aulas e hoje é uma das mais ativas do projeto. “Eu via minha mãe e as outras pessoas fazendo as atividades e sentia vontade de participar também, ai eu perguntei a professora se podia e ela disse que não tinham idade mínima para participar. Não gosto nem de pensar em faltar. Venho todos os dias”, comentou a estudante.

De acordo com Maria José, mãe de Itauanny os benefícios da atividade física são ótimos e já estão sendo notados. “Ela está fazendo as atividades tem um mês e em casa eu já consigo notar diferença, minha filha mudou completamente, está dormindo mais e melhor e deixou de comer as besteiras. Até os hábitos alimentares melhoraram”, disse a mãe cheia de orgulho.

Projeto – Desenvolvido desde 2007, o João Pessoa Vida Saudável beneficia mais 4,8 mil pessoas. O projeto acontece em 21 Praças, no polo da Academia da Saúde no Geisel, em uma avenida, seis Unidades de Saúde da Família (USF), um CAPS, um Clube da Pessoa Idosa e uma Residência Terapêutica. O JPVS é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer ao polo mais próximo de sua residência e procurar o orientador.

Dona Alzira da Silva tem 75 anos e participa do projeto há dois, ela comenta que desde então se tornou uma pessoa mais feliz e de bem com a vida. “Eu vivia em casa cheia de dor e estava quase entrando em depressão até que um dia eu soube do projeto e resolvi participar. Minhas dores começaram a desaparecer. Hoje sou apaixonada por tudo isso aqui. Ocupo minha mente e é todos são muito animados, conseguimos esquecer um pouco os problemas”, comenta a aposentada.

Equipe – A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 39 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo.

A educadora física Michelly Almeida diz estar realizada por participar do projeto. “Para mim é uma honra participar de um projeto tão bonito em que os benefícios vão além de proporcionar qualidade física, é muito gratificante você participar de algo que só traz o bem e a comunidade é muito acolhedora”, comentou a educadora. “Os usuários são ativos e adoram participar, isso influencia bastante o nosso trabalho porque é nessas horas que vemos o quanto estamos fazendo algo que realmente beneficia as pessoas,” completou.

Academia da Saúde – Localizada no bairro do Geisel, a Academia foi inaugurada em 16 de março desse ano. Integrada ao Projeto João Pessoa Vida Saudável, desde sua inauguração, tem atendido em média 200 usuários por dia. Os interessados em participar das atividades no polo devem se encaminhar a academia, fazer seu cadastro e passar por avaliação física e posteriormente, caso seja necessário, seguir alguns encaminhamentos com a equipe de saúde da família onde o usuário é cadastrado.

Confira os locais onde participar do João Pessoa Vida Saudável:

DISTRITO I

Praça Dr. Lauro Wanderley – Oitizeiro (Funcionários I)

Rua Doutor lauro wanderley

Praça Aquiles Leão (Onze) – Jaguaribe

Rua Prefeito Oswaldo

Praça das Mangueiras – Alto do Mateus

Rua José de Abreu

Praça Dona Nalva – Costa e Silva

Rua/Avenida Estevão D´Vila – Cruz das Armas

USF Cruz das Armas VII e IX – Cruz das Armas

Praça Prof. Adolfo – Conj. Esplanada I

Rua Luzia Olívia de Oliveira

DISTRITO II

Praça Manoel Pereira Júnior (Bela) – Funcionários II

Rua Jesse da Costa Cabral

Praça Erasmo Lucena – Cristo Redentor

Rua Professora Luisa Fernandes Vieira

Praça da Amizade – Rangel

Rua Dois de fevereiro

Praça da Esperança – Gervásio Maia

Rua João Evaristo dos Santos, n.º 109 , Quadra 48, Lote 426

USF Geisel II – Geisel

USF Espaço Saúde – Cristo Redentor

Academia da Saúde – Rua Miguel da Rocha Luna, s/n, no bairro do Geisel.

DISTRITO III

Praça Ellen Lucy (Coqueiral) – Mangabeira

Rua Alfredo Ferreira da Rocha

Praça da Paz – Bancários

Rua. Empresário João Rodrigues Alves s/n

Praça Soares Madruga – Valentina

  1. Inspetora Emília de Mendonça

DISTRITO IV

Praça da Cultura – Mandacaru

Rua João de Brito Lima Moura, s/n

Praça da Conquista – Padre Zé

Rua Fagundes Varela, nº 133

Praça Assis Chateaubrian – Treze de Maio

Rua Deputado Tertuliano de Brito

USF Integrada Alto do Céu

Próximo ao Ponto Final de Mandacaru

Residência Terapêutica Feminina – Mandacarú

Residência Terapêutica Mista – Tambiá

DISTRITO V

Praça Nossa Senhora da Paz – CASTELO BRANCO

Rua Jornalista Eurípedes Gadelha

Praça São Gonçalo (Tiradentes) – Torre

Rua Praça Tiradentes

Praça Djalma Gomes da Fonseca (Praça do Cajú) – Bessa

Avenida Nilo Peçanha, s/n.

Praça Alcides Carneiro – Manaíra

Avenida João Câncio

Praça da Gameleira – Tambaú

Avenida Almirante Tamandaré

USF São Sojé Integrada – Manaíra/São José

USF Torre II – Torre