SMS orienta servidores do Paço Municipal sobre Influenza A

Por - em 20

Servidores do Paço Municipal participaram na manhã desta terça-feira (25) de uma palestra sobre esclarecimentos e prevenção da Influenza A (H1N1). Desde o início de julho, equipes da Secretária de Saúde (SMS) já visitaram mais de 30 instituições, entre escolas públicas e privadas, empresas e órgãos municipais. Forma de transmissão da doença, sintomas, medicamentos, vacinas e grupo de risco são as principais dúvidas do público.

“Nosso objetivo principal é mostrar para a população que não existe necessidade para pânico e que é possível, através de hábitos de higiene, manter o controle de transmissão da doença”, explicou a responsável pelo setor de Doenças Transmissíveis da SMS, Mayanne Videres.

“Quanto mais esclarecermos a sociedade sobre a Influenza A, mais rapidamente conseguiremos conscientizar as pessoas de que existe tratamento e que a cura é possível. A recomendação principal é que, ao aparecer os primeiros sintomas, como febre alta (acima dos 38 graus), tosse seca e dificuldade para respirar, procurar atendimento médico para que o quadro seja averiguado por um profissional da saúde”, alertou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Aglaê Fernandes.

Mayanne Videres adiantou que existe uma agenda de palestras já confirmada até o fim de setembro. Para solicitar uma visita da equipe da SMS basta ligar para o 0800-282 7959 ou para 3214-7975, das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira. “Iremos a qualquer lugar que formos solicitados, com todas as informações pertinentes a nova doença”, disse a responsável pelo setor de Doenças Transmissíveis da SMS.

Dicas de prevenção:

Não compartilhe alimentos e objetos de uso pessoal;
Evite tocar olhos, boca e nariz;
Lave as mãos com freqüência com água e sabonete e preferencialmente use álcool em gel a 70% (ele mata o vírus A H1N1 em 30 segundos);
Mantenha os ambientes ventilados;
Evite o contato próximo com pessoas gripadas;
Evite bebedouros coletivos;
Evite ambientes fechados e aglomerados;
Não há necessidade do uso de máscara;
Alimentação balanceada para manter uma boa imunidade.