SMS promove ações de prevenção e diagnóstico de DSTs junto a Liga das Quadrilhas Juninas

Por - em 280

Rebeka Paiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da seção de DST/AIDS e a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Liga das Quadrilhas Juninas está desenvolvendo atividades de prevenção, promoção e diagnóstico para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) junto aos integrantes das quadrilhas juninas.

As ações realizadas integram o projeto “Jovem testado, jovem consciente”, estão acontecendo sempre nos finais de semana durante os ensaios das Juninas e nas previas do Festival de Quadrilhas e seguem até o dia 12 de junho.

De acordo com a coordenadora da seção de DST/AIDS da SMS, Clarice Pires de Sá, o objetivo do projeto é ampliar a testagem e melhorar o acesso da população jovem aos serviços de saúde, realizando o diagnóstico para DSTs e conscientizar que o diagnóstico precoce dessas doenças é essencial para o início do tratamento de forma oportuna, contribuindo para a redução de novas infecções.

“A estratégia do projeto é focada na prevenção combinada, que alia a importância do uso do preservativo, com a conscientização da população sobre a necessidade do indivíduo saber se foi contaminado e, desse modo, iniciar rapidamente o tratamento”, esclarece Clarice.

Na ocasião são realizadas atividades voltadas ao diagnóstico de DSTs como HIV, Sífilis e Hepatites B e C, testes rápidos, rodas de diálogo com temas como sexualidade, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e a importância da realização de testes rápidos, além do aconselhamento pré e pós-realização dos testes.

CTA – Para saber mais informações sobre DSTs, Aids e Hepatites Virais, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Vale lembrar que a identidade do cidadão é preservada. O Centro funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 3214-6092.