SMS promove oficina e treina enfermeiros para aplicar BCG

Por - em 26

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza de segunda-feira (dia 6) a terça-feira (7), uma Oficina de Qualificação em BCG, no Hospital Santa Isabel, das 8h às 17. A Oficina acontece para que mais profissionais da enfermagem sejam qualificados na aplicação desta vacina. A qualificação vai atingir a 60 enfermeiros e técnicos em enfermagem.

De acordo com a chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Chiara Dantas, a vacina BCG é aplicada em recém nascidos e pessoas que convivem com pacientes de Hanseniase. “No recém nascido aplicamos em até 12 horas depois do parto. Além deles, apenas pessoas que convivem diretamente com pacientes que têm Hanseniase é que tomam a vacina, pois isso aumenta a imunidade contra a doença”, explicou.

Chiara disse ainda, que é importante que haja o aumento no número de profissionais qualificados para aplicação da vacina. “O Ministério da Saúde não obriga que essa qualificação seja feita, no entanto, a Secretaria de Saúde de João Pessoa prima pela qualidade do trabalho dos seus profissionais”, disse.

Uma novidade na aplicação da BCG é que a SMS disponibilizará postos volantes, que levarão profissionais qualificados para aplicar a vacina também em maternidades particulares.