SMS promove qualificação de médicos da Atenção Básica para identificar câncer de pele

Por Thibério Rodrigues - em 311

D R T . R J . 15855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover um Curso Prático de Dermatologia para os médicos clínicos dos serviços de Atenção Básica com foco na identificação e prevenção do câncer de pele. A qualificação acontece nesta sexta-feira (26), das 8h às 16h, no auditório da Associação Médica da Paraíba, no bairro da Torre.

A ação é uma parceria com o Hospital Napoleão Laureano e a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene). Aproximadamente 80 médicos clínicos das Unidades de Saúde da Família (USF) deverão participar do curso.

De acordo com a dermatologista e ministrante do curso, Kamila Magno, o objetivo é qualificar o médico clínico para que ele identifique o câncer de pele no usuário durante a consulta realizada USF e encaminhe o paciente para o tratamento no serviço especializado. “Vai ser muito importante para o tratamento do paciente com este tipo de câncer, porque às vezes ele passa por vários médicos e nenhum consegue detectar”, explicou a dermatologista.

Para a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, a qualificação contribui para que os profissionais possam oferecer uma assistência mais ampla aos usuários. “A saúde é muito dinâmica, então os profissionais devem estar sempre se reciclando e aprendendo. O médico de saúde da família é generalista e precisa entender um pouco de cada área da Medicina”, afirmou.

Dezembro Laranja – Após o curso, mais de 30 Unidades de Saúde da Família (USF) receberão usuários que passarão por consultas de triagem e, em seguida, poderão ser encaminhados a um mutirão de cirurgias e consultas especializadas no Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer.

O mutirão faz parte da campanha Dezembro Laranja, em prevenção ao câncer de pele, e acontecerá no dia 15 de dezembro. Já as consultas de triagem nas USF acontecerão nos dias 9 e 23 de novembro.