SMS promove qualificação para agentes de saúde sobre a integralidade do cuidado ao idoso

Por Thibério Rodrigues - em 247

D R T . R J . 156855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar uma qualificação para idosos e agentes comunitários de saúde (ACS) sobre a integralidade do cuidado à pessoa idosa. A capacitação vai acontecer nesta quarta-feira (26), a partir das 8h30, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

A programação contará com mesas de diálogo sobre o tema, envolvendo áreas como saúde da família, saúde do homem, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e práticas integrativas e complementares à saúde, além de apresentações culturais. As atividades serão ministradas por profissionais da área de saúde como médico, enfermeiro, psicólogo e farmacêutico.

Capacitações – Dentro de um calendário de atividades voltado à promoção da saúde da pessoa idosa, a SMS tem realizado uma série de capacitações para os grupos de idosos das Unidades de Saúde da Família (USF) sobre prevenção de acidentes domésticos e independência funcional. Nesta terça-feira (25), foi a vez dos usuários da USF São Rafael, no bairro Castelo Branco, entregue recentemente pelo prefeito Luciano Cartaxo.

O treinamento é ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizam palestras sobre o tema e demonstrações práticas de procedimentos básicos de primeiros socorros, a exemplo de como acionar o serviço de urgência e como eles mesmos podem se proteger de determinadas situações como quedas ou dores súbitas.

Saúde do Idoso – Para o cuidado com a população idosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há mais de 10 anos garante assistência a este público. A Rede Municipal de Saúde atende a este público por meio, também, das USF, Policlínicas, Academias da Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e rede hospitalar.