SMS realiza ação de prevenção ao câncer de intestino no Centro de Reabilitação da Pessoa com Deficiência

Por Thibério Rodrigues - em 1020

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai realizar uma ação educativa de prevenção ao câncer de intestino nesta terça-feira (18), a partir das 9h, no Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência (CRCPD), localizado na Policlínica Municipal Jaguaribe. O evento faz parte das atividades alusivas ao Setembro Verde, em combate ao câncer de intestino.

A programação contará com palestras e rodas de conversa com os usuários do serviço sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. As atividades serão ministradas por profissionais da Rede Municipal de Saúde, especializados em coloproctologia.

“As atividades têm a finalidade de orientar os pacientes colostomizados atendidos no serviço para que possam entender sobre a prevenção do câncer de intestino”, disse Shirlane Frutuoso, médica coloproctologista do Hospital Municipal Santa Isabel. Além de pessoas com deficiência, o Centro de Reabilitação atende também os pacientes colostomizados de toda a Paraíba.

Setembro Verde – A campanha Setembro Verde é uma iniciativa da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI) e durante o mês de setembro, vários serviços da Rede Municipal de Saúde estão realizando ações informativas e educativas sobre o tema.

Como parte da campanha, João Pessoa receberá a exposição do ‘Intestino Gigante’, uma grande maquete do intestino grosso, onde os visitantes passeiam para conhecer as lesões pré-cancerígenas e o câncer em si. A visitação será aberta ao público e acontecerá no período de 27 a 30 de setembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego.