SMS realiza ações de orientação sobre prevenção à Hipertensão

Por - em 448

DEm alusão ao Dia Nacional de Combate e Controle da Hipertensão Arterial, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realiza nesta sexta-feira (25) ações de orientação sobre a doença. O evento acontecerá das 8h às 12h no Parque Solon de Lucena.

No local serão ofertados serviços de verificação de pressão, verificação de glicemia, avaliação nutricional, orientações sobre tabagismo e orientações sobre atividade física. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da hipertensão.

De acordo com a coordenadora de Hipertensão e Diabetes, Clécia Oliveira, algumas atitudes são importantes para prevenir a doença. “Praticar atividades físicas todos os dias, evitar a obesidade, adotar uma alimentação saudável com pouco sal, sem frituras e mais verduras e legumes; reduzir o consumo do álcool, abandonar o cigarro, evitar o estresse e ter mais tempo para a família, os amigos e o lazer”, disse.

Ela destaca que hipertenso deve aferir a pressão sempre que possível e quem não é hipertenso deve fazer pelo menos uma vez ao ano. Caso a pressão esteja acima do limite normal, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou Serviço de Urgência, se estiver muito alta. “O usuário passará por avaliação médica e deverá seguir o tratamento prescrito”, afirmou Clécia.

Dados – A hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a prevalência da doença no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos. Em João Pessoa, as equipes das Unidades de Saúde da Família fazem o acompanhamento de 70.078 usuários hipertensos cadastrados.

Hipertensão – A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

Como evitar – As principais formas de se evitar a hipertensão são: manter o peso em níveis adequados; reduzir o consumo do sal; praticar atividade física de forma regular; controlar o estresse; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; e evitar alimentos gordurosos e consumir alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.