SMS realiza ações na ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’

Por - em 112

Todos os Distritos Sanitários do município de João Pessoa estão com uma programação especial esta semana em virtude da ‘XX Semana Mundial de Aleitamento Materno’, que teve início nesta segunda-feira (1°). O evento, que acontece até o próximo domingo (7), é realizado em parceria entre as Secretarias Municipal (SMS) e Estadual de Saúde (SES). A abertura oficial da semana foi realizada no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH) e contou com a presença de mães, doadoras e profissionais da área.

Este ano, o tema da campanha é ‘Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D’. A coordenadora do Banco de Leite do Instituto Cândida Vargas, Raquel Torres, destacou que o foco da ação é integrar profissionais de comunicação na campanha pelo aleitamento materno e, assim, aumentar o fluxo de doações. “A divulgação de campanhas de aleitamento é fundamental para que mais mães doem e mais bebês possam ser atendidos pelo serviço. A procura pelo leite humano cresceu bastante, mas o fluxo de doações diminuiu. Temos que mudar isso e contamos com a população para isso”, apela à coordenadora.

Na programação do evento serão realizadas palestras, reuniões e apresentações teatrais para conscientizar as mães que o leite materno é uma alimentação completa, além de proteger o bebê da obesidade, diarréia e diminui o risco de alergias e de certas doenças infecciosas.

Iniciativa – Em João pessoa, o Instituto Cândida Vargas atende mães que queiram doar o excedente de leite produzido. O trabalho é desenvolvido junto com o Banco de Leite Humano Dra. Zilda Arns, que é responsável por repassar o leite doado pelas mães às crianças que precisam.

Larissa Cavalcanti, doadora de leite há três meses, afirma que seu filho caçula nasceu prematuro e precisou ser internado na UTI. “Durante a internação, meu filho recebeu o leite doado no Banco de Leite Humano. Hoje, ele está com cinco meses e é um bebê saudável”, comemora Larissa, ressaltando que foi sensibilizada pelo ato da doação. “Da mesma forma que precisei do banco de leite e fui atendida, resolvi contribuir com outras crianças que passam pela mesma situação que seu filho”, disse a doadora.

Informações – A Semana de Aleitamento Materno vai além de incentivar as mães a amamentarem corretamente. O projeto, que foi criado em 1992 pela Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno, também incentiva a doação de leite humano. Para mais informações sobre o projeto o número do Banco de Leite Dra. Zilda Arns é 3015-1555.