SMS realiza ações na ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’

Por - em 35

Todos os Distritos Sanitários do município de João Pessoa estão com uma programação especial esta semana em virtude da ‘XX Semana Mundial de Aleitamento Materno’, que teve início nesta segunda-feira (1°). O evento, que acontece até o próximo domingo (7), é realizado em parceria entre as Secretarias Municipal (SMS) e Estadual de Saúde (SES). A abertura oficial da semana foi realizada no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH) e contou com a presença de mães, doadoras e profissionais da área.

Este ano, o tema da campanha é ‘Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D’. A coordenadora do Banco de Leite do Instituto Cândida Vargas, Raquel Torres, destacou que o foco da ação é integrar profissionais de comunicação na campanha pelo aleitamento materno e, assim, aumentar o fluxo de doações. “A divulgação de campanhas de aleitamento é fundamental para que mais mães doem e mais bebês possam ser atendidos pelo serviço. A procura pelo leite humano cresceu bastante, mas o fluxo de doações diminuiu. Temos que mudar isso e contamos com a população para isso”, apela à coordenadora.

Na programação do evento serão realizadas palestras, reuniões e apresentações teatrais para conscientizar as mães que o leite materno é uma alimentação completa, além de proteger o bebê da obesidade, diarréia e diminui o risco de alergias e de certas doenças infecciosas.

Iniciativa – Em João pessoa, o Instituto Cândida Vargas atende mães que queiram doar o excedente de leite produzido. O trabalho é desenvolvido junto com o Banco de Leite Humano Dra. Zilda Arns, que é responsável por repassar o leite doado pelas mães às crianças que precisam.

Larissa Cavalcanti, doadora de leite há três meses, afirma que seu filho caçula nasceu prematuro e precisou ser internado na UTI. “Durante a internação, meu filho recebeu o leite doado no Banco de Leite Humano. Hoje, ele está com cinco meses e é um bebê saudável”, comemora Larissa, ressaltando que foi sensibilizada pelo ato da doação. “Da mesma forma que precisei do banco de leite e fui atendida, resolvi contribuir com outras crianças que passam pela mesma situação que seu filho”, disse a doadora.

Informações – A Semana de Aleitamento Materno vai além de incentivar as mães a amamentarem corretamente. O projeto, que foi criado em 1992 pela Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno, também incentiva a doação de leite humano. Para mais informações sobre o projeto o número do Banco de Leite Dra. Zilda Arns é 3015-1555.