SMS realiza atividade em alusão ao Novembro Azul no Distrito Sanitário V e no Caps AD

Por - em 247

D R T .R J . Ivomar Gomes Pereira.

Como parte da programação alusiva ao Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (14), o ‘Dia D’ de cuidados à saúde do homem no Distrito Sanitário V e no Caps AD. As atividades acontecerão a partir das 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários, localizada na Rua Esmeraldo Gomes Vieira, s,n. Já o Caps AD está localizado na rua José Soares, s/n – Rangel.

Esse ano a Campanha tem como slogan ‘De novembro a novembro’, com foco para prevenção integral à saúde, principalmente para doenças que mais tem causado mortalidade nos homens, a exemplo de doenças crônicas como obesidade, diabetes, problemas de pressão arterial e câncer de próstata.

Nas Unidades de Saúde, serão ofertados aos usuários atendimentos médicos, de enfermagem, testagem rápida para ISTs, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, solicitação de exames de rotina como hemograma e PSA, e atendimentos e orientação de saúde bucal. Além de atividades educativas acerca da saúde do homem.

Novembro Azul – A partir do tema “Homens como sujeitos de cuidado – ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde”, a campanha da SMS, que segue até o final do mês, tem como objetivo ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, através de um cuidado contínuo.

“É um momento de alertar o homem e as famílias para esse cuidado, para que seja contínuo. Novamente estamos em campanha alertando o público masculino e as famílias para a prevenção de doenças, de forma que esse olhar de cuidado se estenda durante todo ano”, alerta o coordenador da Saúde do Homem, Késsio Brito. “As mulheres, sejam elas mães, esposas ou filhas, são importante nesse chamamento, para que juntos mantenham esse cuidado com a saúde”, completou.

Mais cuidado – Neste ano, a SMS estará ofertando durante o mês de novembro 3.000 exames de PSA Total e 3.000 exames de PSA Livre, além de ampliar a oferta de consultas com urologista para 500 vagas. Para acesso aos serviços, consultas especializadas e exames, o cidadão deve procurar sua Unidade de Saúde da Família para uma consulta com o médico, que vai fazer a requisição ou encaminhamento.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Caps Ad – O serviço da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa atende e realiza o tratamento de pessoas com transtornos mentais decorrentes do uso e dependência do álcool e múltiplas drogas, oferecendo desintoxicação leve.

O local recebe usuários a partir dos 18 anos de idade, com atendimento de atenção dia ou atenção 24 horas. Ao ingressar no serviço, a pessoa passa por uma triagem chamada de escuta qualificada, atendimento psiquiátrico e, dependendo da situação clínica ou nível de intoxicação, é admitido no atendimento 24 horas ou no atendimento dia.

Cronograma ‘Dia D’ Novembro Azul nos Distritos Sanitários

14.11 – Distrito Sanitário V – Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários – Rua Esmeraldo Gomes Vieira, s/n.

21.11 – Distrito Sanitário II – Unidade de Saúde da Família (USF) Grotão – rua Nossa Senhora da Paz, 125, Grotão.

22.11 – Distrito Sanitário I – Unidade de Saúde da Família (USF) Cruz das Armas Integrada – Avenida Cruz das Armas, sn.

29.11 – Distrito Sanitário III – Unidade de Saúde da Família (USF) Verdes Mares – R. José Eustaquio da Fonseca – Cidade verde II

30.11 – Encerramento –  Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência – Policlínica Municipal Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, 413