SMS realiza capacitação de suporte para atendimento de urgência e emergência

Por Ascom SMS - em 397

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Com intuito de qualificar os atendimentos na rede hospitalar e pré-hospitalar no município de João Pessoa, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Rede de Urgência e Emergência (RUE) realiza o I Curso de Suporte Básico e Avançado de Vida. A capacitação é voltada para enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As aulas vão ocorrer nesta quinta (21) e sexta-feira (22) no auditório I e II da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

“A educação permanente é um dos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde. Nos últimos seis anos tivemos inúmeros avanços em João Pessoa, com novos equipamentos de saúde, a exemplo de três novas Unidades de Pronto Atendimento, que atendem 24 horas ininterruptas diversos casos de média e alta complexidade”, ressaltou a médica Fabiana Araújo, diretora do Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) e presidente do NEP/RUE. “O projeto é qualificar os profissionais que atuam em todas as portas de acesso ao SUS, garantindo a integralidade no atendimento para uniformizar as condutas por meio dos protocolos e padronização já existentes”, completou.

Nos módulos serão abordados conteúdos sobre Suporte Básico de Vida (SBV), Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA) e Suporte Avançado de Vida cardiovascular (SAVC).  “O curso tem como objetivo qualificar ainda mais nossos serviços, fazendo com que a população continue sendo assistida de forma dinâmica, com resolutividade, com comprometimento técnico e humanizado”, explicou Aglaé Fernandes, enfermeira socorrista do Samu e secretária do NEP/RUE em João Pessoa.

A capacitação contará com a exposição de conteúdos teóricos e práticos. As turmas serão divididas em ‘ilhas’, onde serão desenvolvidas as atividades práticas. “É importante a qualificação contínua dos profissionais da rede hospitalar e pré-hospitalar para um atendimento de excelência na rede SUS. Quando trabalhamos com vida, trabalhamos com precisão e com cuidado integral e imediato”, destacou a enfermeira.

O curso foi planejado para capacitar os novos profissionais da rede municipal de saúde, que ingressaram por meio de concurso público para atender nas UPAs e no Samu.

Capacitação continuada – O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi criado diante da necessidade de capacitação dos profissionais da rede pública de saúde para trocas de experiências e qualificação, levando mais conhecimento para rede hospitalar e pré-hospitalar.

“A ampliação da assistência de urgência é uma prioridade da atual gestão, que veio também com a criação de novas UPAs, compreendendo a complexidade dos casos que chegam nos serviços de porta aberta e necessitam de assistência imediata”, afirmou Fabiana Araújo.