SMS realiza capacitação sobre descentralização da Ouvidoria

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Começou na manhã desta segunda-feira (19), a capacitação do Sistema Ouvidor SUS realizada pela Ouvidoria da Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Esse treinamento irá permitir a descentralização da Ouvidoria para outros serviços que integram a estrutura da Secretaria de Saúde, a exemplo dos Distritos Sanitários, Cais, Hospitais, Gemaf (Farmácia) e Vigilância à Saúde.

A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB e contou com as presenças da secretária de Saúde do Município, Roseana Meira; do Diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Adalberto Fulgêncio, e das técnicas da Ouvidoria SUS do Ministério da Saúde que irão ministrar a capacitação.

Adalberto Fulgêncio lembrou que a Ouvidoria é um espaço de cidadania sendo preciso que esse serviço funcione não só para absorver informações e reclamações. “É necessário que a Ouvidoria também possa passar informações ao usuário num conceito que democratiza todo o sistema”, afirmou o diretor, destacando a atuação da gestão municipal. “É preciso reconhecer o esforço da atual gestão em integrar o sistema e formar um canal de diálogo. Hoje a Secretaria de Saúde é muito bem avaliada pelo próprio Ministério da Saúde nesse sentido”, afirmou.

A secretária de Saúde Roseana Meira afirmou na ocasião que ampliar e aprimorar o serviço da Ouvidoria partiu de uma decisão política no sentido de dar transparência aos serviços da gestão. “Esse canal de diálogo com os usuários da rede municipal de saúde traz subsídios para que a própria gestão possa aperfeiçoar seus serviços”, afirmou a secretária.

A Ouvidoria Setorial de Saúde do Município de João Pessoa é um canal de articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Essa descentralização irá proporcionar maior abrangência dos serviços da Ouvidoria e maior conforto para a população, que poderá fazer reclamações, sugestões, denúncias ou elogios em qualquer uma das unidades citadas. A capacitação foi realizada até o final da tarde, no laboratório de informática do CCS da UFPB.