SMS vacina crianças contra meningite a partir desta segunda

Por - em 51

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passa a incluir a partir de segunda-feira (14) a vacina contra a meningite meningocócita tipo C em seu calendário básico de vacinação. A iniciativa é possível após o Ministério da Saúde determinar que, através do Sistema Único de Saúde (SUS), vai oferecer a vacina de forma gratuita a todas as crianças menores de dois anos.

Em João Pessoa, serão favorecidas inicialmente um total de 11.758 crianças menores de um ano e a mesma quantidade de menores de dois anos. A partir de 2012, apenas as crianças menores de um ano de idade receberão a vacina.

Um primeiro lote de sete mil doses já foram repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde e nos próximos dias outras duas mil doses serão entregues. Para a coordenadora da seção de imunização da SMS, Chiara Dantas Wanderlei, esta quantidade é suficiente para atender a demanda inicial que existe atualmente.

Ela ressalta que até fevereiro ainda não foram notificados casos de meningite em João Pessoa e a campanha vai ajudar para que este número continue inalterado. Para garantir o início imediato da vacinação, inclusive, os profissionais da atenção básica dos cinco distritos de saúde de João Pessoa receberam treinamento de como aplicar corretamente o medicamento.

“Os pais, quando levarem as crianças para se vacinar, deverão levar o cartão de vacinação. Assim poderão atualizar as vacinas que seus filhos já tomaram”, ressalta Chiara Dantas.