‘Som das 6’ traz Lula Queiroga e a banda Anonimato nesta sexta

Por - em 18

A irreverência e inovação do pernambucano Lula Queiroga e o rock autoral da banda pessoense Anonimato movimentam o Ponto de Cem Réis, na noite da próxima sexta-feira (16), a partir das 18h. As duas atrações fazem parte da programação do projeto ‘Som das 6’, uma ação cultural desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto teve inicio na última sexta-feira (9), com apresentações das bandas ‘Chico Correa e Eletronic Band’ e ‘Nação Zumbi’

‘Tem Juízo mas não usa’ – O cantor e compositor Lula Queiroga é reconhecido pela crítica especializada como um dos mais inovadores artistas da música brasileira atual. No show de sexta-feira, o artista vai fazer um passeio pela carreira, além de apresentar as composições do seu terceiro álbum solo, intitulado ‘Tem juízo mas não usa’ lançado em abril de 2009. Queiroga segue conquistando público e crítica com sua ousada mistura de ritmos modernos e tradicionais, a exemplo do rock, samba, ciranda e programações eletrônicas. Esse terceiro álbum solo tem produção de Lula e Yuri Queiroga, lembrando que a dupla, ao lado de Tostão Queiroga (irmão de Lula, baterista e produtor), conquistou o Grammy Latino 2008 com a produção do álbum ‘Qual o assunto que mais lhe interessa’, de Elba Ramalho.

Sobre o músico – Lula Queiroga declara-se um artista independente, livre de pressão mercadológica o que lhe possibilita lapidar sua obra e elaborar o que gosta de chamar de ‘paisagens sonoras’. Suas contribuições à música não param, principalmente nas vozes de outros artistas como Lenine, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Ana Carolina, Pedro Luís e a ‘Parede’ e Roberta Sá.

Em 1983, através de uma parceria dele com Lenine lançam ‘Baque Solto’, o álbum de estreia de ambos e um dos primeiros registros de tentativa de unir rock e música nordestina. Com o primeiro disco solo, ‘Aboiando a Vaca Mecânica’ (2001), o artista recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de “Melhor Compositor Popular” e o “Prêmio Globonews de Disco” do Ano. O segundo álbum, ‘Azul Invisível Vermelho Cruel’ (2004), rendeu o prêmio Unesco de Fomento às Artes, no V Mercado Cultural de Salvador, segmento música. Este mesmo álbum foi incluído na lista do crítico francês Jacques Denis entre os 10 melhores discos do mundo produzidos naquele ano.

Atração local – Outra grande atração da segunda edição do projeto ‘Som das 6’, é a banda de hard rock progressivo ‘Anonimato’. Formada em João Pessoa pelos músicos Emanuel Américo (vocal e guitarra), André Fêlgorrêia (guitarra), Danilo de Oliveira (baixo) e Carlos Vidal (Bateria), a ‘Anonimato’ surgiu em janeiro de 2006 e apesar do pouco tempo de trajetória, já é considerada uma das principais bandas de rock autoral da cena local.

No show a banda faz um pré-lançamento do primeiro CD, intitulado ‘Mundo Obscuro’, embalando o público com composições como ‘No Quarto’, ‘Enigma’ e ‘Mundo Obscuro’.

O músico Emanuel Américo fala da sua expectativa em participar do ‘Som das 6’. “Participar deste novo projeto desenvolvido pela Funjope, que é o Som das 6, é de grande importância para a banda, uma vez que além de divulgar seu trabalho para o público local, o grupo estará dividindo o palco nesta noite, com um grande nome da cena musical brasileira, que é o músico Lula Queiroga”.