PMJP monta esquema de segurança para festejos desta quinta-feira

Por - em 26

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai disponibilizar agentes de trânsito para dar segurança ao cortejo organizado pela Federação dos Cultos Africanos da Paraíba em comemoração à Iemanjá, nesta quinta-feira (8). No mesmo dia, os católicos comemoram o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde realizarão procissões em homenagem à santa. Já o Serviço de Atenção Móvel de Urgência (Samu) irá disponibilizar duas unidades de suporte básico de vida no Busto de Tamandaré das 18 às 22h.

Trânsito – Agentes de trânsito motociclistas vão acompanhar o evento de Iemanjá, que sairá da concentração na Avenida Dr. João Soares da Costa, próximo à Maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas, às 16h. A caminhada seguirá pela Avenida Cruz das Armas, passando pelas avenidas Vasco da Gama, João Machado, Maximiniano Figueiredo e, finalmente, Avenida Epitácio Pessoa até a chegada no Busto de Tamandaré, na orla, local de encerramento das festividades alusivas à Iemanjá. Durante o percurso, os cruzamentos serão fechados pelos agentes de trânsito para dar prioridade à passagem do cortejo, sendo liberados logo em seguida.

A Avenida Epitácio será bloqueada para o tráfego de veículos às 18h, a partir do encontro com a Avenida Antônio Lira, para a chegada da procissão ao Busto de Tamandaré, onde são entregues as oferendas à Iemanjá pelos religiosos.

Procissões católicas – Os católicos também receberão apoio dos agentes da STTrans nas procissões que serão realizadas pelas paróquias do Varadouro, Bancários e Miramar. A partir das 16h, sairá uma procissão da Praça do Índio, na Ilha do Bispo, indo em direção ao Santuário da Imaculada Conceição, na Rua São Miguel, no Varadouro. Nos Bancários, o cortejo será na Avenida Flamboyant, por trás do Shopping Sul, com saída às 18h.

Em Miramar, será realizada sua caminhada do Santuário da Imaculada Conceição com saída às 16h da Rua Severino Alves Ayres, seguindo pelas ruas João Domingos, Emerentina Gouveia, Wandick Filgueiras e Governador José Gomes, retornando à igreja.

Ônibus – A Diretoria de Transportes da STTrans solicitou às empresas reforço nas linhas 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; Circulares 1500 e 5100 para atender à demanda dos usuários que irão ao Busto de Tamandaré acompanhar a Festa de Iemanjá.

Samu 192– De acordo com o coordenador geral do Samu, Cláudio Teixeira, as unidades no local servirão como uma garantia de atendimento imediato caso aconteça alguma ocorrência emergencial. “As unidades contam com condutor e técnico em enfermagem cada, além de terem todos os medicamentos essenciais para atendimento básicos de primeiros socorros”, informou.

As Unidades estão equipadas com oxigênio, desfibrilador externo automático, prancha rígida para remoção e colar cervical, além de kit parto e aspirador. O número de contato para o Samu é 192 e a ligação é gratuita. “Quando for acionar o serviço é importante que o usuário passe informações com paciência e clareza para agilizar o atendimento”, orienta Cláudio.